11/11/2010 14h10 - Atualizado em 18/01/2019 15h23

Hospital da Polícia Militar tem programação especial para comemorar o Dia Mundial do Diabetes

Para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado no próximo domingo (14), o Hospital da Polícia Militar (HPM), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),  realiza na próxima quarta-feira (17) uma programação especial que tem como principal objetivo educar a população para a prevenção da doença. O evento é aberto ao público.

O tema “Diabetes: educar para prevenir” será discutido a partir das 9 horas, no auditório do HPM, em Bento Ferreira, Vitória. Na ocasião, os participantes poderão assistir a palestra “ O entusiasmo como fonte de apoio no tratamento do diabetes ”. Também haverá detecção de glicemia capilar e pressão arterial, além de diversas atrações, como degustação de alimentos diet, exibição de filme educativo e sorteios de brindes.



De acordo com o tenente coronel Willerman Luiz Pinto, que é endocrinologista do Hospital da Polícia Militar (HPM), a programação pretende levar orientações quanto à prevenção da doença.

“Nossa intenção é fazer da Semana Mundial do Diabetes uma forma de alertar a todos os envolvidos que é possível prevenir e controlar as complicações causadas pelo diabetes. Isso traz ainda economia para os gastos públicos, porque com a prevenção e controle, diminuímos os custos com internações causadas pelas  complicações da doença”, diz.

Símbolo

O local será decorado com a cor azul, símbolo do diabetes. A cor, que é a mesma da bandeira das Nações Unidas, foi escolhida pela  Federação Internacional de Diabetes (IDF) juntamente com um círculo que simboliza a vida, a mãe terra, a saúde e a união entre as nações com o objetivo de reverter a epidemia global de diabetes em todo o mundo.


HPM oferece tratamento do diabetes à comunidade

O tratamento do diabetes é oferecido pelo Hospital da Polícia Militar (HPM) não só para militares, mas também a toda a comunidade. Os pacientes recebem acompanhamento médico com  endocrinologistas, nefrologistas, cardiologistas, profissionais de nutrição e psicologia, além de atividades educacionais promovidas pela equipe de enfermagem. O tratamento é multidisciplinar e garante aos portadores do diabetes mais qualidade de vida e aceitação da doença.

“Temos pacientes que fazem o tratamento do diabetes no hospital há 13 anos, desde quando o programa foi implantado. Isso significa mais qualidade de vida para essas pessoas. Com o controle da pressão arterial, da glicose e com dietas regulares, eles passam a conviver melhor com o problema”, diz a coordenadora do Programa de Diabetes do HPM, enfermeira Cristiane Freire Bastos de Freitas.

Com o controle da doença é possível prevenir complicações com amputações de membros, problemas renais e Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com dados do Ministério da Saúde, os programas educativos reduzem pela metade as hospitalizações por diabetes. Os dados apontam que o controle da pressão previne 80% das amputações de membros inferiores, 50% das doenças renais terminais, 40% das doenças coronarianas e 80% dos AVCs.

O programa de diabetes do Hospital da Polícia Militar atende atualmente a 1.308 pacientes, entre militares, dependentes e civis. Os pacientes passam por orientação médica e educativa semanalmente ou uma vez por mês, de acordo com o caso.  Quem quiser agendar consultas pode ligar para o número 3636-6552.

Programação: 
“Diabetes: educar para prevenir”
Data: 17 de novembro

09h- Abertura com apresentação da Banda Junior da PM
09h15 - Palestra com o tema “O entusiasmo como fonte de apoio no tratamento do diabetes ”.
10h15 – Sorteio de brindes
10h30 às 11h -  Degustação de alimentos diet
11h às 12h - Detecção de glicemia capilar e pressão arterial no auditório.
14h às 16h - Detecção de glicemia capilar e pressão arterial na praça da internação.
Exibição de filme educativo no ambulatório II.


Leia ainda:


Dia Mundial do Diabetes: Sesa alerta para a importância da detecção precoce da doença



Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard