Hospital Dr. Jayme destaca desempenho profissional de pessoas com deficiência
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado formal ainda é um desafio em pleno Século 21. A marca histórica de preconceito foi vencida por Virgínia dos Santos Machado, que com 36 anos conciliou o emprego no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, com o tão sonhado curso técnico em informática no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
“Eu comecei meus estudos em 2010, quando fui aprovada no Ifes. Na época, minha rotina era mais tranquila, minha única tarefa era estudar na parte da tarde, mas senti a necessidade de entrar no mercado de trabalho e precisei transferir o curso para o turno da noite. Não me arrependo! Fui abraçada pelo Hospital Dr. Jayme, me formei no Ifes e, hoje, me sinto realizada”, contou Virgínia, auxiliar de serviços de apoio do setor de Comunicação do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
Virgínia trabalha no hospital desde maio de 2013, e o primeiro setor em que trabalhou foi o Almoxarifado. De lá pra cá, ela já atuou na Equipe Multidisciplinar, na Gerência de Acolhimento ao Cliente e, atualmente, auxilia o setor de Comunicação. Segundo a gerente de Acolhimento ao Cliente, Rosemery Erlacher, a funcionária é dedicada e seu desempenho é exemplar.
“A Virgínia era responsável por auxiliar os acompanhantes e visitantes do hospital e ainda cuidava de alguns documentos externos. Ela é muito comunicativa e recebíamos muitos elogios do cuidado que ela tinha com os nossos clientes. O trabalho era muito bem executado, mas a instituição tem a política de assegurar novos conhecimentos, por isso, ela está em outro setor hoje”, comentou Rosemery.
Acesso ao emprego
A Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, tem o compromisso de acolher e garantir acesso ao emprego a esses profissionais. Além da Virgínia, mais de 80 trabalhadores diretos compõem o quadro de funcionários do hospital. Desses, alguns são portadores de deficiência auditiva, outros de deficiência física e outros, ainda, são portadores de deficiência intelectual, de deficiência mental, de deficiência múltipla e portadores de cardiopatia.
“Nós buscamos oportunizar não apenas mais vagas de trabalho, mas mostrar a essas pessoas que elas são capazes de desenvolver as atividades propostas e que a deficiência não é objeto de desqualificação e impedimento. O trabalho desempenhado é de grande valia para o hospital como um todo e a dedicação de cada um é o mais gratificante para a direção”, destacou o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rogerio Griffo.
Não importa se os impedimentos são de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. As barreiras são vencidas com dedicação e comprometimento, e muitos têm a chance de crescer profissionalmente na empresa. “Nós procuramos adequar o ambiente a cada tipo de deficiência. O trabalho de inclusão é fundamental para que as habilidades sejam realçadas. Além disso, procuramos estreitar os laços de convívio social”, completou Rogerio Griffo.
Vagas de emprego
As pessoas com deficiência que quiserem se candidatar a uma vaga de trabalho no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves podem fazer inscrição pelo site do Hospital Evangélico de Vila Velha, no endereço www.evangelicovv.com.br. Na página, basta clicar no link do Hospital Dr. Jayme e cadastrar o currículo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3331-7562.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552 / 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246