04/10/2024 13h27

Hospital Estadual Alceu Melgaço alcança a meta de cirurgias eletivas do ano

O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco, atingiu a meta de cirurgias eletivas estabelecida à unidade no Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa), para o ano de 2024. De janeiro a setembro, foram realizadas 3.340 cirurgias eletivas no hospital.

A meta estipulada para o ano em todo o Espírito Santo é realizar 125 mil cirurgias eletivas.  Até início de setembro, já tinham sido realizados 100.068 procedimentos. As cirurgias eletivas são as que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 35 hospitais, entre rede própria e contratualizada.

O Hospital Alceu Melgaço foi o primeiro hospital da rede própria a atingir a meta anual, que para a unidade foi de 3.300 procedimentos. Neste ano, além dos procedimentos que já eram realizados no hospital, como cirurgias ortopédicas, de cabeça e pescoço e urológicas, a unidade passou a realizar cirurgias gerais e ginecológicas por vídeo e também cirurgias plásticas.

“Gostaria de expressar nossa profunda gratidão a todos os profissionais de saúde, colaboradores que, com dedicação e comprometimento, tornaram este feito possível. Cada esforço, cada desafio superado e cada vida impactada nos enche de orgulho e reforça a importância do trabalho em equipe e do serviço público de qualidade”, destacou o diretor-geral do hospital, Marcos Vinicius Pimenta da Rocha.

Neste ano, o HDAMF foi um dos contemplados com a compra de 20 unidades de Torre de Videocirurgia para equipar centros cirúrgicos de hospitais da rede estadual. O hospital recebeu uma Torre de Vídeo e instrumentos adequados para realização de cirurgias gerais e ginecológicas por vídeo.

“Essas iniciativas, somadas ao reforço da equipe e à ampliação das especialidades, têm sido fundamentais para o alcance das metas e o sucesso contínuo do hospital no atendimento de cirurgias eletivas. Este marco representa o alívio e a esperança para os pacientes que aguardavam por seus procedimentos”, declarou o diretor administrativo do HDAMF, Leonardo Cezar Viana.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde