Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza ação de incentivo à doação de sangue
Na semana em que se lembra o Dia Nacional do Doador de Sangue, profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, realizaram uma ação de sensibilização nas recepções, sobre a importância da doação de sangue. Acompanhantes e visitantes da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde, receberam um folheto com orientações e endereços dos bancos de sangue do Espírito Santo.
Segundo o farmacêutico bioquímico da Agência Transfusional do HEUE, Bruno William Corteletti, a ação tem o objetivo de despertar atenção dos frequentadores do hospital sobre a importância de doar sangue. “As festas de final de ano estão chegando e, infelizmente, neste período cresce o número de acidentes nas estradas. Além de contribuir com o estoque do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), a doação de sangue é um gesto de amor, pois pode salvar muitas vidas”, afirmou.
Corteletti disse ainda que a maior necessidade de abastecimento é do fator RH negativo, especialmente o tipo O-. “Em atendimentos graves, como acidentes automobilístico, em que é necessário a realização de transfusões sanguíneas com emergência, o tipo sanguíneo mais utilizado é O-. Isso porque, ele é universal, compatível com todos os tipos de sangue", explicou.
Agência Transfusional
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência tem sua própria Agência Transfusional, composta por médica hematologista, farmacêutico bioquímico e técnicos de laboratório. A agência não realiza coleta de sangue, mas é responsável pelo armazenamento dos hemocomponentes (hemácias, plaquetas e plasmas). O serviço também é encarregado de buscar bolsas de sangue no Hemoes, para a realização de transfusões nos pacientes atendidos no hospital.
Quem pode doar sangue
Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Em caso de doador frequente, é necessário obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
Os interessados devem apresentar documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Onde doar
Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).
Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro do doador encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).
Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122