Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ realiza captação de órgãos
A equipe do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” realizou, na última sexta-feira (29), mais uma captação múltipla de órgãos. Familiares autorizaram a doação e, com isso, rins e fígado foram captados pela equipe do hospital “São Lucas”. Os órgãos foram doados a três pessoas que aguardavam por transplante.
Todo o procedimento durou cerca de quatro horas. A diretora-geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas, Cynthia Milanez, ressaltou que essa é a quinta captação de órgãos que acontece neste ano. “A captação de órgão para doação é resultado da vontade do paciente, da solidariedade da família e da sensibilização feita pela equipe do hospital em um momento de dor e perda. O efeito desse ato de generosidade é a satisfação em poder devolver a esperança para pacientes que aguardavam na fila de transplante”, frisou.
A enfermeira Beatriz Costa, da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do “São Lucas”, informou que os dois pacientes do Espírito Santo beneficiados receberam os rins e o fígado, também captado pela equipe local, foi enviado para um paciente de Brasília.
Beatriz Costa reforçou a importância de as pessoas manifestarem para os familiares a vontade de serem doadoras, pois esse desejo expresso e a autorização da família são determinantes para a doação, que acontece para pacientes compatíveis cadastrados na fila para transplante.
Até esta quarta-feira (04), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou 1.811 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.207 para rim, 573 para córnea, 24 para fígado e sete à espera de um coração.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br