28/02/2019 10h00 - Atualizado em 28/02/2019 16h57

Hospital Estadual Dr. Jayme completa seis anos de funcionamento

O aniversário de seis anos de funcionamento do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi comemorado, nesta quarta-feira (27), com um culto em ação de graças. Com o auditório cheio, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou o trabalho de cada profissional:  “A gente atende um por um e não tem dimensão do todo, mas vocês podem voltar para casa, todos os dias, orgulhosos do que fazem aqui. Vocês fazem a obra acontecer”, destacou.

Inaugurado em 2013 pelo então governador Renato Casagrande, a unidade é a maior estrutura de saúde do Estado. Desde então, foram realizados quase seis milhões de atendimentos no hospital, entre exames laboratoriais e de imagem, produção ambulatorial, internações e atendimentos de urgência e emergência – que funciona 24 horas por dia.

Para o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Hércules Silveira, o hospital é um diferencial para os capixabas. “Este hospital transformou a saúde pública dos capixabas com novas práticas e com um atendimento diferenciado. Tenho a oportunidade de conhecer e conversar com muitos pacientes que já passaram por aqui e, todos, são unânimes em elogiar a assistência recebida”, completou.

O culto em ação de graças teve a participação do deputado estadual Alexandre Xambinho; da subsecretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Marli Vieira; e da subsecretária de Saúde da Serra, Eva do Carmo Silva, além de funcionários, parceiros, visitantes e pacientes.

 

Emoção

O ponto alto da celebração foram os depoimentos prestados por duas pacientes. A primeira a subir ao palco foi Sonia Damasceno, mãe do Davi, de apenas três anos. Ela contou sua experiência com a maternidade de alto risco e destacou os 95 dias em que o filho ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Hospital Dr. Jayme.

“Esse hospital é minha vida! Meu filho nasceu com 825 gramas e eu convivia com a luta diária das equipes em fazê-lo viver. Eu agradeço a cada um aqui, desde a pessoa da limpeza ao diretor, porque todos foram humanos e me estenderam a mão quando eu mais precisei. O Davi é nossa vitória”, relatou, emocionada.

Já a paciente Gerlani Orlandi Boone, de 31 anos, agradeceu por terem acreditado e insistido em sua “ressuscitação”. Ela contou um pouco de sua história: “Eu vim ao Jayme porque estava me sentindo mal e com uma ‘febrinha’. De repente, aqui no hospital, eu tive uma parada cardíaca. Os médicos ficaram mais de 20 minutos tentando a minha ‘ressuscitação’. Eles não desistiram de mim! Eu fiquei em coma por 14 dias e, mesmo assim, todas as equipes estavam lá. Meu pé necrosou, mas, ainda assim, eles tentaram de todas as formas e, hoje, vocês podem ver o resultado. Estou aqui para agradecer e contar que eu dou graças a Deus todos os dias por ter vindo para cá. São mais que profissionais, são minha família”, explicou a ex-paciente.

 

Histórico

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves foi inaugurado, dia 23 de fevereiro, com para 427 leitos sendo referência em traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, gravidez de alto risco materno e fetal e com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). O investimento de R$ 165 milhões em recursos próprios do Espírito Santo trouxe conceitos inovadores de acolhimento, acessibilidade, humanização e sustentabilidade.

“Esses são apenas dois exemplos dos muitos que temos todos os dias. Queremos que os capixabas comemorem conosco! Trabalhar com saúde é muito difícil e, ao mesmo tempo, gratificante. Convivemos com várias realidades e temos que estar preparados para todos os casos. Esse é nosso dever. Depois de seis anos, temos a certeza do caminho que estamos trilhando”, garantiu o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Rogerio Griffo.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard