Hospital Estadual Silvio Avidos em Colatina completa 75 anos
O Hospital Estadual Silvio Avidos (HMSA), em Colatina, completa 75 anos de história nesta quarta-feira (11). Com novos equipamentos e investimentos na infraestrutura, o hospital se prepara para receber um novo modelo de gestão. A partir do próximo mês, a Fundação INOVA Capixaba assumirá o comando da unidade, em funcionamento desde 1949.
De arquitetura neocolonial, o prédio no Centro da cidade de Colatina acompanha as transformações na saúde pública do Estado. O HMSA é referência em Urgência e Emergência e Traumatologia, atendendo cerca de 1 milhão de habitantes de 15 municípios da região Central do Espírito Santo. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 56.251 atendimentos, entre Urgência e Emergência, cirurgias e internações.
A unidade conta com 117 leitos e uma equipe de 480 profissionais. Em 2024, o Silvio Avidos recebeu R$ 1,7 milhão em equipamentos, entre eles, três torres de videocirurgia e duas ambulâncias.
À frente da unidade, o diretor-geral do Hospital Estadual Silvio Avidos, Almiro Schimidt, destacou que a unidade lidera uma série de inovações que fazem do hospital referência em saúde. De 2019 para cá, além do investimento em infraestrutura, o Silvio Avidos modernizou os processos de trabalho ao receber os projetos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), como o Núcleo Interno de Regulação (NIR), o Escritório de Gestão de Alta (EGA), o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e o programa de Medicina Hospitalista.
“Essas iniciativas foram fundamentais para aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Com os projetos do ICEPi, não temos mais pacientes nos corredores. Os usuários são atendidos com um plano terapêutico bem executado, data para internação e alta. Ampliamos nossos atendimentos com qualidade, sem precisar abrir novos leitos e nem fazer ampliações na estrutura física. Temos eficiência nesse quesito”, enfatiza Almiro Schimidt.
O Hospital Silvio Avidos também foi contemplado com as capacitações do projeto “Lean nas Emergências”, do Ministério da Saúde (MS), e executado pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), sendo um dos dez hospitais de todo o Brasil que recebeu a segunda etapa do projeto, o “Lean no Centro Cirúrgico”. Executado neste ano, o projeto pretende diminuir o tempo ocioso das salas de cirurgia e aumentar o número de procedimentos realizados.
Além disso, o HMSA será o primeiro hospital fora da Grande Vitória a implementar o novo modelo de gestão hospitalar pela Fundação INOVA Capixaba. “É crucial ressaltar que a área da saúde está em constante evolução, exigindo dos gestores hospitalares uma capacidade contínua de adaptação a novos desafios e oportunidades. Essa mudança marca um momento histórico, pois o HMSA será o primeiro hospital do interior do Espírito Santo a adotar uma gestão orientada para resultados. O objetivo é oferecer o melhor atendimento e tratamento possível para nossa comunidade”, ressalta Schimidt.
Os 75 anos serão comemorados nesta quarta-feira (11), com um culto ecumênico no pátio da unidade e bolo de aniversário para os servidores.
Investimentos
Por ser um prédio histórico, a atual estrutura da unidade tem limitações relacionadas à ampliação física para atender à crescente demanda da região. Por conta disso, o Governo do Estado está em fase de elaboração do projeto de construção do novo Hospital Silvio Avidos, que contará com 260 leitos de internação. Além do aumento da capacidade, o novo prédio disponibilizará mais especialidades em saúde.
Enquanto a obra não é iniciada, a Secretaria da Saúde (Sesa) investe na melhoria da infraestrutura e dos equipamentos da unidade. No último ano, o HMSA passou por readequações em diversos setores, entre eles farmácias, cozinha, setor de imagem, corredores de centro cirúrgico e parte do telhado.
Já em equipamentos, foram investidos R$ 1,7 milhão para a compra de três Torres de Videocirurgia, macas, cadeiras de roda, refrigerador para estocagem de medicamentos, computadores, entre outros itens.
Perfil
O hospital de médio porte atende Urgência e Emergência, com cirurgias de urgência e eletivas, pronto-socorro com consultas de urgência e emergência, e é referência nas especialidades de traumato-ortopedia, neurologia clínica, neurocirurgia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia vascular e cirurgia buco-maxilar.
Números do Hospital Silvio Avidos até 31 de julho de 2024:
- Atendimentos nos prontos-socorros: 48.373
- Internações: 5.013
- Cirurgias realizadas por segmento total: 2.865
- Profissionais: 480 servidores, além dos funcionários de cooperativas
- Leitos: 117 (29 UTI’s e 88 unidades de internação)
ICEPi
O HMSA conta atualmente com quatro projetos do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), do ICEPi, em funcionamento na unidade: o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que otimiza o acesso e o giro dos leitos hospitalares; a Medicina Hospitalista, em que o mesmo médico acompanha o paciente desde o momento da entrada até a alta hospital; o Escritório de Gestão de Altas (EGA), que garante a alta segura do paciente; e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).
Implantado no hospital em 2020, os dados do NIR são um exemplo da eficiência relatada pelo diretor-geral. O intervalo de substituição, por exemplo, que mede quanto tempo o leito está apto para receber um novo paciente, saiu de 0,7, em 2020, para 0,16, em 2024, levando em média de 15 minutos para a substituição. Já o giro de leitos, que é quantos pacientes o mesmo leito recebeu em um mês, subiu de 5,1, em 2020, para 5,5 pacientes/leito neste ano.
O Escritório de Gestão de Altas (EGA) foi implantado em 2021, com o objetivo de construir um fluxo de alta segura para os pacientes. Para este fim, o projeto colocou em prática duas ferramentas elaboradas pelo ICEPi: a Planilha de Pendências do EGA e a Planilha de Monitoramento.
De acordo a supervisora do projeto no hospital, Ramony Padilha, essas planilhas possibilitaram criar indicadores que ajudaram a identificar gargalos para melhorar processo de trabalho do hospital. Nesses três anos em funcionamento, o EGA registrou 4.249 pendências, com taxa de 98,85% de resolução delas.
História
O HMSA foi inaugurado em 1949. A construção no Centro da cidade de Colatina, concluída em 1946, foi feita por meio de uma parceria entre os governos Federal e Estadual, e a Legião Brasileira de Assistência (LBA).
O hospital recebe o nome em homenagem ao médico Silvio Monteiro Avidos, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, em 1901, e que viveu em Colatina até a morte. Avidos ficou conhecido pela atuação no combate da malária e da febre tifoide. Foi prefeito do município de Colatina entre março e agosto de 1945, quando morreu de tifo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br