04/01/2017 14h25 - Atualizado em 04/01/2017 17h23

Hospital Infantil de Vitória recebe visita do ministro da saúde

Foto: Fred Loureiro/Secom

 O Hospital Estadual Infantil de Vitória recebeu, na manhã desta quarta-feira (04), a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Depois de conhecer as instalações, ele anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para reforma e reestruturação do pronto-socorro. O hospital é referência em assistência infantil, no Espírito Santo, nas áreas de urgência e emergência, e realiza uma média de 48 mil atendimentos dessa natureza por ano.

A visita foi acompanhada pelo vice-governador, Cesar Colnago, secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Marily, diretora técnica do Hospital, Rachel Costa, do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Hércules Silveira, a senadora Rose de Freitas, prefeitos, representantes das entidades médicas e autoridades locais.

“Nós precisamos estruturar melhor esse serviço, que tem profissionais de altíssima qualidade, é um serviço de boa resolutividade, mas a instalação física precisa de melhorias. Há um esforço já, da bancada do Espírito Santo, em encontrar recursos para construção de uma área ampliada nesse hospital. Mas, neste momento, dispomos de R$ 1,5 milhão para reforma e estruturação da unidade de emergência”, comentou o ministro.

Barros reconheceu que o governo federal tem um débito com estados e municípios, mas ressaltou que a administração está cumprindo as obrigações e colocará toda a dívida em dia. “Nós estamos cumprindo as obrigações. Reconhecemos o débito do governo federal com os estados e os municípios, e, com a gestão austera que fizemos, economizamos os recursos para colocar esse débito em dia”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou que a liberação desse recurso com certeza vai melhorar o serviço prestado pelo Hospital Estadual Infantil de Vitória. “Dentro de alguns dias vamos anunciar mudanças quanto ao atendimento no Infantil de Vitória. Isso sim vai significar uma melhoria substancial na qualidade da prestação de serviço do hospital”, disse.

Na avaliação de Oliveira é importante somar todas as ações. Não somente o recurso liberado pelo Ministério da Saúde é importante, como também as melhorias que serão anunciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a entrega de equipamentos ao hospital, realizada pela pasta na semana passada.

“Tem um conjunto de ações sendo realizado para reestruturar o serviço hospitalar na Grande Vitória. Algumas medidas nós já anunciamos, como a volta do São Lucas para o seu lugar de origem e a transferência dos leitos de tratamento intensivo neonatal que estavam no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, para o Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha. Outras medidas nós vamos anunciar nos próximos dias”, concluiu o secretário de Estado da Saúde.

 

Sobre o Hospital Infantil

 

O Hospital Estadual Infantil de Vitória também é referência em procedimentos eletivos e ambulatoriais para capixabas e pacientes de estados vizinhos ao Espírito Santo. Anualmente, realiza em torno de 40 mil atendimentos no serviço ambulatorial, além de uma média de 6 mil cirurgias.

O hospital conta com 146 leitos para internação e oferece atendimento em diversas especialidades, entre elas neurologia e neurocirurgia, infectologia, traumato-ortopedia, oncologia, hematologia, pediatria geral, cirurgia pediátrica e neonatologia.

Além de dispor do único centro de tratamento de queimados infantil entre instituições públicas e privadas no Espírito Santo, o hospital possui também programas de tratamento de asma brônquica; doença celíaca; osteogênese imperfeita; malformações da coluna/escoliose; fibrose cística e DST/Aids.

Na época em que foi inaugurado, em 15 de agosto de 1935, o hospital possuía uma sala de atendimento destinada à realização de consultas médicas, cinco enfermarias para internação de pacientes, com um total de 70 leitos, e um centro cirúrgico.

Atualmente, possui uma área física de 4.700 m², oferecendo à população infantil do Estado do Espírito Santo (aproximadamente 300 mil) os mais diversos serviços na área de saúde, além de capacitar futuros profissionais na área médica por meio de seu tradicional programa de residência.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard