Hospital Jerônimo Monteiro realiza 220 cirurgias de pé e tornozelo em 2017
O Hospital Estadual de Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo, é referência em cirurgia de pé e tornozelo na região.
Somente no ano passado, foram realizadas 220 cirurgias nessas áreas, ou seja, 24,3% a mais que em 2016, quando o total de cirurgias dessa modalidade foi de 177.
O hospital iniciou a realização dessa modalidade de cirurgia em 2006, e atualmente as cirurgias de pé e tornozelo representam 16% do total de procedimentos cirúrgicos realizados na unidade hospitalar.
De acordo com a diretora-geral do hospital, Márcia Cravo, as principais causas que levam a este procedimento na unidade são artroses, joanetes, tumores ósseos no pé e tornozelo, e correção de deformidades.
Ela destacou ainda que o hospital também realiza artroscopia de tornozelo, que é o tratamento de doenças da articulação do tornozelo, como sinovites, artroses, sequelas de fraturas, lesões nos ligamentos, dentre outras.
“O hospital assumiu a referência porque não é oferecido tais serviços na região e os pacientes precisavam ir a serviços na Grande Vitória. O hospital de Jerônimo Monteiro ocupa a posição de referência na região para a cirurgias de pé e tornozelo, não tendo outro serviço que ofereça o serviço de forma regular”, disse Márcia, destacando ainda que grande parte da necessidade de cirurgia do pé e tornozelo surge pelo trauma.
Além da realização de cirurgias de pé e tornozelo, o hospital também executa o serviço aberto de urgência e emergência. A unidade possui internações clínicas e cirúrgicas nas especialidades de cirurgia geral, vascular, ginecológica, cirurgia plástica, bucomaxilo, além das ortopédicas (joelho, pé, ombro, mão e dedo).
Em 2017 foram realizadas na unidade 1.749 internações cirúrgicas em todas as especialidades e 388 internações clínicas. Ao todo, o hospital possui 26 leitos sendo 13 clínicos e 13 cirúrgicos.
Congresso internacional
A importância da unidade hospitalar na região Sul é tão grande que em setembro do ano passado, o cirurgião Luciano Brasil, que atua no hospital, representou o Espírito Santo no Congresso Internacional em cirurgias de pé e tornozelo World Congress Foot and Ankle, realizado em Lisboa, Portugal. Na oportunidade, ele apresentou o trabalho realizado no hospital para os profissionais do mundo todo.
Saiba mais
- Em 2017 foram realizadas 220 cirurgias de pé e tornozelo. No ano anterior, o número de cirurgias foi de 177.
- O Hospital Estadual Jerônimo Monteiro possui 26 leitos, sendo 13 clínicos e 13 cirúrgicos. Já o centro cirúrgico possui duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação pós-anestesia. A unidade é referência na região Sul do Estado para cirurgias de pé e tornozelo.
- Ao todo, a unidade hospitalar conta com 170 funcionários.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643