Hospital São Lucas destaca a importância dos profissionais de TI
O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, ressalta a importância dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para o funcionamento dos serviços hospitalares. Eles estão on-line e disponíveis 24 horas por dia, são responsáveis por monitorar, oferecer suporte e realizar a manutenção de computadores diariamente no hospital.
O diretor de apoio do São Lucas, Gerson Macagnan, informou que quatro profissionais oferecem suporte técnico para os computadores, além de atuarem no monitoramento e no desenvolvimento de ferramentas de gestão, como painéis de relatório de gestão, sistema de orçamento, atendendo à Política Interna de Custos, entre outros. “Temos uma equipe jovem e proativa. Constantemente estão inovando, favorecendo a produção de informações importantes para a gestão”, destacou.
Segundo Macagnan, uma das soluções desenvolvidas pelos profissionais do Hospital Estadual São Lucas foi um painel de gestão de atendimento para o paciente, baseado na metodologia de origem japonesa denominada Kanban.
“Todo processo foi criado com base na realidade do hospital. A função desta ferramenta é monitorar o tempo de permanência dos pacientes na Urgência e Emergência. É a partir desse acompanhamento que é medida a eficiência e a eficácia do atendimento, permitindo aplicar ações de melhoria. Com isso, temos fortalecido o compromisso do hospital, que é oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o diretor.
Macagnan acrescentou, ainda, que o Kanban contribui para a agilidade da prestação de assistência ao paciente, pois com essa ferramenta as equipes multiprofissionais monitoram medicações, solicitações de exames, além de orientações das especialidades médicas.
Para o coordenador de TI do hospital, Alanderson Silva, a tecnologia está cada vez mais presente nas instituições e este crescimento alcançou também as unidades hospitalares. "Não há rotina para a tecnologia, por isso buscamos nos atentar às novidades no mercado e trazê-las para o hospital”, concluiu.
Mantido pelo governo estadual, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde dezembro de 2015.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual São Lucas
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122
Fotos: Comunicação/HSL
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643