10/09/2017 09h15

Hospital Silvio Avidos, em Colatina, comemora 68 anos de fundação

Nesta segunda-feira (11), o Hospital Estadual Silvio Avidos (HMSA), em Colatina, completa 68 anos. Fundado em 1949, a unidade hospitalar tem passado por diversas adaptações para acompanhar o aumento da demanda de pacientes.

Para comemorar a data, o hospital vai realizar uma celebração, a partir das 15 horas, no pátio da unidade, com a presença da diretoria, funcionários, pacientes e acompanhantes para celebrar a data com um delicioso bolo que será servido.

Ocupando uma área total de 4.075 metros quadrados, o Hospital conta com um total de 168 leitos, e realiza aproximadamente 85 mil atendimentos por ano no pronto-socorro. Também são registradasuma média de 12 mil internações a cada ano e realizadas cerca de 4,3 mil cirurgias, sendo 80% delas ortopédicas.

Em relação aos exames, são feitos cerca de 200 mil exames laboratoriais e 35 mil exames de imagem como tomografias, ressonância magnética, entre outros.

Números do Hospital Silvio Avidos:

- Média de atendimentos nos prontos-socorros: 85.000 por ano.

- Média de internações: 12.000 por ano

- Média de cirurgias realizadas: 4.300 por ano.

- Cerca de 200 mil exames laboratoriais e 35 mil exames de imagem (tomogravias, raio-X, ressonância magnética, entre outros)

- Profissionais: 366

- Leitos: 168

- Área construída: 4.075m2

História

A história do Hospital Estadual Silvio Avidos (HMSA) teve início no final da década de 40, durante o governo do então presidente general Eurico Gaspar Dutra. Foi construído em um terreno em um local conhecido como “Morro das Cabritas”, doado pela Prefeitura Municipal de Colatina, pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, governado então por Carlos Monteiro Lindenberg, e a Legião Brasileira de Assistência (LBA). Sua inauguração foi no dia 11 de setembro de 1949, na gestão do prefeito Henrique Nunes Coutinho.

A construção do hospital se deu pela necessidade de expandir o sistema de saúde pública da região norte em virtude do povoamento desta região. Hoje o prédio representa um dos raros exemplos de arquitetura neocolonial no Espírito Santo.

O nome dado ao hospital foi uma homenagem ao médico Sílvio Monteiro Avidos, que nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, em 1901, mas viveu em Colatina até 1945, ano em que faleceu.

Segundo relatos históricos, além de um grande médico, conhecido pela coragem no enfrentamento de doenças como malária e febre tifóide, o médico Sílvio Avidos foi prefeito de Colatina por apenas cinco meses, em 1945.

Atualmente o Hospital Silvio Avidos conta com atendimentos nas especialidades de neurologia, ortopedia, vascular, urologia, bucomaxilofacial, nefrologia, otorrinolaringologia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia plástica (reconstrutora e reparadora), cirurgia de tórax, pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica, e é referência para urgência e emergência em traumato-ortopedia.