Hub ES+ lança novo sistema de cadastro digital para acesso às atividades culturais e criativas

O Hub ES+ acaba de lançar o cadastramento para acesso a sua plataforma virtual. Após a implementação desse novo sistema, as pessoas interessadas em participar das atividades do Hub — como oficinas, workshops, maratonas criativas e outras formações gratuitas — farão suas inscrições pela plataforma. Com login único e navegação mais intuitiva, o novo modelo tornará o acesso aos serviços mais simples, rápido e direto.
A iniciativa marca uma nova fase do Hub ES+ e faz parte da transição para um ambiente digital mais integrado, com foco na personalização da jornada de cada participante. Ao se cadastrar, a pessoa passa a ter um perfil individual no sistema, com registro das atividades realizadas, áreas de interesse e histórico de participação.
Nesse primeiro momento, a fim de testar a usabilidade e estabilidade dessa nova ferramenta, todas as pessoas que fizeram um cadastro simplificado no Hub ES+, ao participarem de alguma atividade realizada no espaço, serão mobilizadas a integrarem a plataforma virtual. Nos próximos meses, novas funcionalidades serão experimentadas e incorporadas ao sistema.
Além de uma maior eficiência prestação de serviços ao público, o coordenador Artístico-Cultural Geral do Hub ES+, Paulo Gois, explica que a mediação do acesso ao Hub ES+, por meio da plataforma, possibilitará a obtenção de dados mais precisos sobre o perfil socioeconômico do público atendido pelo espaço. “Assim, passaremos a contar com informações que subsidiarão a construção da nossa programação de atividades que estejam em coerência com as demandas do público e com os objetivos estratégicos e institucionais do Hub ES+”.
O que mudará com o novo sistema?
Após a implantação completa da nova base cadastral e a sua integração com as atividades ofertadas pelo Hub ES+, o usuário poderá, por exemplo, acessar a programação, realizar inscrições com poucos cliques e fazer as avaliações das atividades nas quais participou. O perfil também permitirá acompanhar oportunidades futuras de forma mais personalizada, de acordo com os interesses informados no cadastro e com a própria jornada do usuário na plataforma. Além disso, o sistema foi pensado e preparado para no futuro proporcionar uma experiência gamificada nas trilhas formativas do Hub ES+.
Como se cadastrar
O cadastro é gratuito, leva poucos minutos e pode ser feito por qualquer pessoa interessada nas áreas criativas e nos serviços do Hub ES+. Basta acessar o link abaixo e preencher o formulário:
👉 https://esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/cadastro/
Nos próximos meses, serão incorporadas novas funcionalidades à plataforma. Com a consolidação da base cadastral, o público poderá garantir presença nas próximas ações promovidas pelo Hub +ES de forma mais rápida e direta, sempre com certificação e acesso gratuito.
Sobre o projeto de gamificação da plataforma Hub ES+
O projeto de gamificação da plataforma Hub ES+ é uma das entregas previstas dentro do eixo Hubs Criativos do programa ES+ Criativo. A iniciativa tem como objetivo conectar o espaço físico do Hub — com suas oficinas, mentorias, formações e eventos — a um ambiente virtual dinâmico, acessível e imersivo, que amplie o alcance das ações e aprofunde a experiência dos participantes. A plataforma vai oferecer oficinas, seminários e conteúdos on-line, tornando a jornada no Hub mais envolvente e contínua. O desenvolvimento é realizado por uma equipe multidisciplinar que reúne desenvolvedores, psicólogos, designers e artistas, em uma construção colaborativa.
O projeto é executado em parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com a coordenação dos professores Vitor Souza (Departamento de Informática/Ufes) e Hugo Cristo (Psicologia e Design/Ufes), além de Karina Ruiz (Hub ES+), Bárbara Teixeira (IBCA), e com apoio de Lorena Louzada e Valdir Brunelli. A coordenação de design é assinada por Juliana Colli.
Participam também os bolsistas Jadeir Herculano, João Pedro Hulle, Nicolli Aris, Yasmim Heiderick, Gabriel Silva de Oliveira, João Gabriel Rocha, João Victor de Brito, Karla Sancio, Luísa Rios, Talles Weile e Rubens Delfino; e os ex-colaboradores Roney Oliveira, Ryan Monteiro e Priss Reges. A iniciativa conta com investimentos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Sobre o Hub ES+
O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca).
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br