29/08/2017 15h21

I Festival de Cultura e Gastronomia de Itapina é destaque neste fim de semana

Apresentação de grupos folclóricos, shows musicais, teatro, culinária e tradição: uma programação imperdível acontece no sítio histórico do distrito de Itapina, em Colatina. Trata-se do I Festival de Cultura e Gastronomia, que será realizado na Praça de Itapina, nesta sexta-feira (01), sábado (02) e domingo (03). O intuito é proporcionar aos visitantes, entretenimento, cultura e turismo de forma gratuita e para todos os públicos.

Segundo a organização, além de envolver toda a comunidade local, a inicitiava fortalece a preservação do sítio, buscando uma maior integração entre a própria comunidade, Município e Estado. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Colatina e tem apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O Sítio Histórico

O Sítio Histórico de Itapina foi um dos conjuntos urbanos mais significativos do norte do Estado, referência na produção de café no noroeste capixaba na primeira metade do século passado. A Construção, datada do final do século XIX, até hoje preserva o conjunto arquitetônico das edificações da época, prevalecendo o estilo colonial brasileiro e art décor. Localizado a aproximadamente 30 km de Colatina e aproximadamente 129 km da capital Vitória, o sítio foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC) no ano de 2013, e hoje é reconhecido como Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina.

Festival de Itapina

Programação: