30/03/2017 15h22 - Atualizado em 30/03/2017 15h23

I Jornada Estadual de Gestão Pública da Cultura

A primeira turma selecionada para o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura terá início no próximo dia 11 de abril, com a 1ª Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura, que acontecerá no Palácio Sônia Cabral, em Vitória, a partir das 8h. O intuito da jornada é apresentar aos presentes a compreensão da cultura em suas quatro dimensões - institucional, simbólica, cidadã e econômica, assim como as políticas públicas, o papel dos diferentes entes federativos e setores da sociedade civil.

Ainda estão previstas na programação do evento três oficinas metodológicas, com destaque para o treinamento sobre a plataforma colaborativa Mapa Cultural ES (www.mapacultural.es.gov.br) e a oficina "Minha identidade, meu lugar", na qual os presentes farão relatos de experiências como gestores, agentes e produtores culturais em seus municípios.

A jornada se integra como disciplina semipresencial do curso denominada de Projeto Integrador, que vai contar com a carga horária de 24 horas presenciais. A metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão pública cultural e uma jornada regional, que será replicada em quatro mesorregiões do Estado.

De acordo com a Gerente do Sistema Estadual de Cultura da Secult, Anna Saiter, o conteúdo desta jornada busca desenvolver o conhecimento, a reflexão crítica e competências específicas de membros integrantes de conselhos municipais de Cultura, bem como de secretários e gestores das três esferas do governo.

O curso é ofertado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto). Na Turma I, o curso atenderá, de forma gratuita, 100 alunos de 30 municípios capixabas.

I Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura

Desafios da gestão cultural no ES

Data: 11 de abril de 2017

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Programação:

08h – Credenciamento/Coffee Break

09h – Abertura oficial

10h – Palestra: A cultura como estratégica de gestão pública e ferramenta de emancipação social.

11h30h – Mapa Cultural ES: registro e agenda cultural.

12h - Almoço cultural

13h30 – Oficinas metodológicas: EAD e utilização da Plataforma

14h30 – Oficinas metodológicas: Minha identidade, meu lugar - Relatos de experiências.

15h30 – Apresentação de Painel das experiências de gestão cultural.

17h – Encerramento.

Realização: Secretaria de Cultura e Difusão do Ifes

Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).