29/09/2010 13h57 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Iases dará continuidade à ação de saúde sobre uso e abuso de drogas nesta quarta (29)

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realiza nesta quarta-feira (29), uma reunião para discutir a continuidade do projeto transversal sobre uso e abuso de drogas, desenvolvido desde o mês de julho.

O encontro será coordenado pela Gerência Pedagógica em parceria com o Núcleo de Saúde do Iases, com o objetivo de debater o desenvolvimento de ações para a promoção de ações de prevenção e tratamento do uso de substâncias químicas.

Dois grupos de adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e da Unidade de Internação Provisória (Unip) participarão dos debates, desta quarta-feira (29), junto com os socioeducadores.

De acordo com a gerente pedagógica do Iases, Juliana Graciani, a participação dos adolescentes neste projeto é fundamental para a promoção do debate e o planejamento de ações de saúde. “Os adolescentes serão os protagonistas deste projeto. Eles estarão reunidos com as equipes para debater este tema. O objetivo deste projeto é a prevenção e a promoção do corpo e mente sã”, disse Juliana.

Além da parceria com o Núcleo de Saúde do Iases, o projeto transversal de saúde também receberá a colaboração do grupo de Alcoólicos Anônimos de Vitória (AA). Eles estarão presentes nos encontros, quinzenalmente, e trabalharão dinâmicas reflexivas sobre experiências de vida; formas alternativas de combate aos vícios; alternativas para o tratamento enfrentamento para largar os vícios; e metas de futuro.

O Projeto

O projeto transversal de saúde sobre o uso e abuso de drogas teve inicio em julho, com o objetivo de realizar um levantamento sobre os adolescentes que já fizeram uso de algum tipo de droga.

Foram feitos censos sobre o uso de abuso de drogas, e profissionais participaram de uma capacitação introdutória sobre o tema e neste mês, o projeto inicia um ciclo de encontros com o objetivo de promover o debate para implantar ações visando não só o tratamento químico, mas também a criação de um espaço de informação e capacitação sobre a dependência e as formas de combate junto aos adolescentes e a sociedade.

Os projetos transversais estão previstos no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), que prioriza em seus atendimentos a formação de princípios e valores humanitários, a autoestima e o desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard