24/08/2010 22h20 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Iases debate proposta de funcionamento das Unidades da Regional Norte com delegados em São Mateus

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) se reuniu nesta terça-feira (24), com delegados da Polícia Civil das regiões Norte e Noroeste do Estado, para apresentar e debater a proposta de funcionamento das Unidades de Internação Provisória e de Internação da Região Norte, localizadas em Linhares.

O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de São Mateus, no município de mesmo nome localizado no Norte do Estado, e reuniu delegados de 13 municípios: Pedro Canário, São Mateus, Linhares, Aracruz, Conceição da Barra, Marilândia, Jaguaré, Colatina, São Gabriel da Palha, Fundão, Pancas, Santa Teresa e São Roque do Canaã. Também estavam presentes profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de municípios da região.

Durante a reunião, a diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, o assessor jurídico do Iases, André Luiz Lima, e a assessora da Diretoria Técnica do Instituto, Daniele Vorakoski, apresentaram a proposta de funcionamento das Unidades da Regional Norte, e a de fluxo operacional de encaminhamento para a Unidade de Internação Provisória.

O encontro também teve o objetivo de promover o debate sobre a regionalização do atendimento socioeducativo e o alinhamento operacional entre os diferentes órgãos da rede.

A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou que as reuniões sistêmicas entre os vários atores da rede também estão sendo realizadas para que haja uma sensibilização para a implementação e o fortalecimento das medidas socioeducativas em Meio Aberto.

“Já realizamos uma reunião com os delegados das regiões Sul e Serrana. Também estamos dialogando com o Sistema Judiciário, Ministério Público, outras secretarias, conselhos municipais e estaduais, com o objetivo de construir uma agenda articulada com todos os órgãos de controle social. O Espírito Santo está reestruturando a Política de Atendimento Socioeducativo e além de discutirmos a internação e a entrega das novas unidades, estamos fazendo um trabalho de sensibilização e fortalecimento das medidas socioeducativas em Meio Aberto junto aos municípios e também para articular as políticas públicas e assim ‘interditar’ a prática delitiva”, disse.

A reunião com os delegados das regiões Sul e Serrana ocorreu no dia 16 de agosto em Cachoeiro de Itapemirim e contou com a participação de 21 delegados de polícia.

Regional Norte

As unidades de internação provisória e de internação da Regional Norte, localizadas em Linhares, foram inauguradas no mês de junho. O Iases está realizado seleção de recursos humanos e, posteriormente capacitação, para que os espaços entrem em funcionamento gradativamente.

Serão disponibilizadas 150 vagas, sendo 60 de Internação Provisória e 90 de Internação. O investimento na construção das duas Unidades, que integram o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, é de aproximadamente R$ 17,3 milhões.

As unidades serão destinadas a demandas de atendimento socioeducativo de 32 municípios da Região Norte e Noroeste do Estado. São eles: Mucurici, Ponto Belo, Montanha, Pinheiros, Pedro Canário, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Jaguaré, Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Águia Branca, São Domingos do Norte, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, Baixo Guandu, Colatina, Sooretama, Rio Bananal, João Neiva, Aracruz, Fundão e Ibiraçu.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol