19/10/2010 20h04 - Atualizado em 21/01/2019 12h05

Iases desenvolve Semana da ‘Alimentação Saudável’

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a MS Quintino Refeições Comerciais, está realizando a Semana da ‘Alimentação Saudável’, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no último dia 16.

Para esta semana, nutricionistas da empresa montaram um cardápio especial para atender todas as Unidades administradas pelo Iases, com refeições balanceadas e saudáveis, com muitas frutas, legumes, dentre outros alimentos.

A alimentação diária servida nas unidades de atendimento do Iases é composta de cinco etapas: café da manhã, almoço, lanche de tarde, jantar e ceia. O cardápio é elaborado pela equipe de nutricionistas da MS Quintino com a participação da Comissão de Alimentação do Iases, que em datas comemorativas e de cunho pedagógico, monta cardápios diferenciados para desenvolver campanhas educativas junto aos adolescentes e para confraternizações entre adolescentes e suas famílias.

Durante a Semana da ‘Alimentação Saudável’ profissionais da MS Quintino e a equipe pedagógica das Unidades do Iases também estão realizando uma campanha de conscientização, com distribuição de folderes e realização de palestras com dicas para uma alimentação saudável.

Na Unidade Feminina de Internação (UFI), por exemplo, as adolescentes vão montar uma exposição sobre o tema. Professores das disciplinas de História, Português, Inglês, Geografia e Artes estão trabalhando atividades de escolarização de forma integrada com o objetivo de montar uma pirâmide alimentar, com informações sobre os valores nutricionais de cada alimento.

Para tornar a atividade interativa e estimular a criatividade das adolescentes, serão utilizadas revistas e encartes de jornais e propagandas de supermercados para que as adolescentes também tenham consciência sobre o custo de cada alimento.

Nas aulas de Língua Portuguesa, realizadas nesta segunda-feira (18), a professora Maria Vieira Campos trabalhou o tema de forma divertida, com uma brincadeira de caça-palavras sobre alimentação e confecção de cartazes com receitas de caldos e docinhos.

A professora de inglês, Rúbia Valéria Fraga Serrano Balarini, fez uma atividade sobre a pirâmide alimentar e as adolescentes confeccionaram um cartaz com o nome dos alimentos em inglês.

Nas aulas de Matemática, ministradas pelo professor Marcos Antônio, as adolescentes farão cartazes contendo porcentagens nutricionais dos alimentos para montar uma tabela nutricional e identificar quais são os mais saudáveis e os mais prejudiciais à saúde e aqueles com mais teor de gordura, por exemplo.

Já durante as atividades de Ciências, a professora Luciany Ferreira de Oliveira, exibirá um vídeo com informações sobre os cuidados e a higienização dos alimentos. Após a apresentação, as meninas terão um momento de reflexão e debate sobre assuntos abordados durante a aula. Nas aulas de Geografia, o professor Vagner Fadini trabalhará o tema relacionado à cultura e comidas típicas de cada região do Estado e do Brasil.

Para a pedagoga da UFI, Carla Mendes de Oliveira, o desenvolvimento das atividades temáticas de forma integrada tem sido importante para as adolescentes, pois promove o envolvimento entre o grupo, e também auxilia cada menina a buscar uma alimentação correta.

“Essas atividades mostram para as adolescentes a importância e o cuidado que devemos ter com o preparo dos alimentos e como podemos aprender a ter uma alimentação saudável e consciente. Assim elas aprenderam e poderão transmitir informações para suas famílias e amigos”, disse Carla.

Na sexta-feira (22), as adolescentes farão uma confraternização com uma salada de frutas, encerrando a semana em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

Dicas para uma Alimentação Saudável

- Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras. As frutas e as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Coma pelo menos quatro colheres de sopa de vegetais (verduras e legumes) duas vezes ao dia, no almoço e no jantar.

- Coma feijão com arroz, a combinação perfeita. A preparação típica brasileira é uma combinação alimentar saudável e completa em proteínas.

- Reduza o consumo de açúcar, doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar, para no máximo, duas vezes por semana. O consumo frequente e em grande quantidade de açúcar aumenta o risco de doenças como obesidade e diabetes.

- Não esqueça de que a água é a melhor bebida. Beba no mínimo dois litros de água por dia, de preferência entre as refeições.

- Faça atividade física regularmente.

- O equilíbrio entre o corpo e a mente começa com uma alimentação saudável.
(Fonte: MS Quintino Refeições Comerciais)

Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases