22/10/2010 18h55 - Atualizado em 21/01/2019 11h47

Iases entrega certificados de seis cursos profissionalizantes

Cinquenta e nove adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), receberam na manhã desta sexta-feira (22), certificados de capacitação de seis cursos profissionalizantes realizados na Unidade, em Tucum, Cariacica.

Foram entregues certificados de seis cursos profissionalizantes: Auxiliar de loja; Atendimento ao cliente; Ajudante de padeiro e confeiteiro; Ajudante de cozinha; Rotinas administrativas e telemarketing; e Informativa básica e digitação. Os cursos profissionalizantes foram iniciados no mês de maio e tiveram duração de 120 horas.

A solenidade aconteceu no auditório da Unidade e reuniu socioeducandos, seus familiares e convidados como empresários, parceiros e o juiz Alexandre Farina, coordenador do Projeto Começar de Novo, que visa à inserção de detentos do sistema prisional e egressos no mercado de trabalho.

Jovens que atualmente integram o programa de egressos e seus familiares também estavam presentes na solenidade e deram depoimentos de como a capacitação é um fator determinante para a construção de um novo projeto de vida.

A realização de cursos profissionalizantes nas Unidades do Iases tem garantido a capacitação dos adolescentes e jovens e a inserção deles no mercado de trabalho.

Atualmente, 43 socioeducandos do Iases que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE já se encontram inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada em ramos de panificação, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, lojas, escritórios, dentre outros setores.

O juiz Alexandre Farina parabenizou os adolescentes formandos e também o trabalho que o Governo do Estado vem realizando com os adolescentes em conflito com a lei por meio do Iases.

“O Governo do Estado, através do Iases e da Acadis – organização social que realiza a gestão do CSE através de um contrato de gestão – têm que dar oportunidades como estas para resgatar o cidadão. A capacitação, o envolvimento das famílias, o trabalho com os empresariados é de suma importância para que no futuro tenhamos um mundo melhor. Não deixem essa oportunidade escapar. Vocês estão recebendo um diploma para marcar a entrada de vocês no mercado de trabalho. Procurem agarrar e aproveitar essa oportunidade”, disse.

O CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636-5453 / (27) 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard