01/09/2010 20h25 - Atualizado em 22/01/2019 13h55

Iases inaugura escola de formação para profissionais do atendimento socioeducativo

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) inaugurou nesta quarta-feira (01) a Escola de Formação para profissionais do atendimento socioeducativo. A primeira capacitação realizada no novo espaço está prevista para ter início no dia 17. A formação será para os agentes socieducativos que estão participando do processo seletivo para atuar na Região Metropolitana da Grande Vitória.

A solenidade de inauguração contou com a presença dos diretores do Instituto, suas equipes gerenciais e técnicas; dos defensores públicos Severino Ramos da Silva e Fábio Rodrigues Souza; da delegada Denise Carvalho, da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACL); além de parceiros do Iases.

Adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) e as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), que participam do Projeto Canto Coral, abriram a solenidade, cantando o hino do Estado do Espírito Santo em ritmo de congo.

Apresentação do coral.

A Escola de Formação é um espaço destinado à formação continuada dos servidores e da rede socioeducativa. A diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou a importância da Escola de Formação não só para a gestão da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, mas também à comunidade e à sociedade.

“Esta escola deve ser um celeiro de conhecimento humano. Este espaço tem que irradiar, tem que mobilizar, tem que ser articulado, tem que disseminar a socioeducação. Esta Escola de Formação tem algo de muito valor e pode ser considerada a inauguração mais valorosa, pois é neste espaço que vamos aprimorar o nosso ser e o nosso saber. É um espaço que acolhe, faz a crítica e também produz”, disse Silvana.

O diretor técnico do Iases, Antônio Haddad Tápias, destacou a iniciativa inovadora do Espírito Santo ao investir em uma Escola de Formação. “A base de tudo é a transformação individual. Para transformar o próximo é necessário se transformar primeiro. A Escola de Formação tem o papel de atuar com o desenvolvimento humano, mostrando assim que o Iases cuida de pessoas, ensinando e educando. O foco é a emoção, é aprender a ser solidário, motivar o acolhimento e a transformação, e essa é a estratégia desta gestão”.

Para a diretora administrativa e financeira do Iases, Danielle Merisio Fernandes Alexandre, a Escola não será importante somente para a formação dos servidores, mas também para a comunidade. “Temos a pretensão de abrir as portas para a comunidade para mostrar a necessidade da construção da cultura da socioeducação”, afirmou.

Após a solenidade, foi realizada a aula inaugural da Escola, com o tema: ‘O papel da formação profissional na mudança de paradigmas do atendimento socioeducativo’. A palestra foi ministrada pela convidada Mônica Moreira de Oliveira Braga Cukierkorn, doutora em Educação pela PUC de São Paulo e diretora da Escola para Formação e Capacitação Profissional da Fundação Casa.

A convidada apresentou os projetos do Centro de Formação da Fundação Casa de São Paulo e parabenizou o Iases pela criação da Escola de Formação. Em sua opinião, o investimento trará benefícios para toda a rede de atendimento socioeducativo.

“Nós vamos ‘intervir’ numa sociedade muito complexa. É necessário esse investimento para contribuir para que haja uma mudança de paradigma em todos os profissionais que atuam nesta rede”, disse Mônica.

A Escola de Formação do Iases está localizada no bairro Ibes, em Vila Velha, e conta com auditório, salas multiuso para desenvolvimento de cursos de capacitação de servidores e também de profissionais da rede de atendimento socioeducativo, além de sala de estudos e biblioteca com acervo voltado para pesquisa e formação de atores que trabalham com socioeducação. No local, também funcionará o Núcleo de Pesquisa do Iases.

Com esta entrega, os investimentos do Iases destinados à formação continuada dos servidores e da rede socioeducativa entre os anos de 2004 e 2010, superam R$ 1,5 milhão.

Atualmente, o Iases está desenvolvendo um curso de formação para atores do sistema socioeducativo em Meio Aberto, em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV) e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a partir de uma iniciativa financiada por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Outros dois projetos de capacitação denominados Re-significar e Te-Sendo a Rede já foram realizados para servidores e também para profissionais da rede de atendimento socioeducativo, a partir de iniciativas do Iases, em parceria com o Governo Federal.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard