06/08/2010 21h53 - Atualizado em 22/01/2019 15h06

Iases inaugura novo espaço pedagógico e firma nova parceria com a ArcelorMittal para projeto de oficina de cinema

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) inaugurou, nesta sexta-feira (06), seu novo Espaço Pedagógico, em Cariacica-Sede. O local é destinado a atividades de escolarização, ao desenvolvimento de cursos profissionalizantes e de capacitação, pedagógicas, socioterapêuticas, sociocomunitárias, de cultura e lazer, e também abrigará uma oficina multimídia de cinema.

O novo projeto que contemplará a oficina de cinema vai ser realizado no Espaço Pedagógico do Iases em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. O anúncio desta nova ação ocorreu durante a solenidade de inauguração do Espaço Pedagógico. Durante o evento, o Iases e a ArcelorMittal Tubarão também lançaram o CD ‘Liberdade para Cantar’, um material profissional, gravado em estúdio, produzido pelos socioeducandos das unidades de atendimento.

O Espaço Pedagógico do Iases têm 2.150 metros quadrados de área construída com dois prédios que possuem oito salas de aula, oito espaços multiuso para cursos (em um deles funcionará uma padaria), auditório, biblioteca, laboratório de informática, sala dos professores e pedagogos, arquivo, copa e depósito.

O local ganhou o nome de Espaço Pedagógico ‘Judith da Silva Emmerich’, uma homenagem a uma educadora cariaciquense que atuou junto à comunidade de Cariacica-Sede, onde está localizada a maioria das unidades de atendimento socioeducativas do Iases. Os familiares de Judith e uma das filhas dela, Ângela Emmerich, que atualmente é gerente de Semilberdade do Iases, mas já atuou em outras unidades de atendimento, estiveram presentes na solenidade de inauguração, que foi marcada por momentos de emoção.

A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, disse que a ideia de dar o nome de uma educadora ao novo Espaço Pedagógico surgiu porque o local é destinado à convivência comunitária.  “Este é um lugar de transformação. Quando chegamos aqui, em 2004, encontramos este espaço em escombros. Mesmo assim trabalhamos para transformá-lo em um local de oportunidades. Este novo espaço foi pensando a partir de uma proposta pedagógica que vai além das salas de aula. Este espaço é cheio de símbolos e significações, e tem que promover o desenvolvimento do sujeito, um sujeito de direitos e deveres, um sujeito cidadão, seja ele o adolescente, o professor, o servidor. Este é um espaço orgânico, dinâmico e todos que aqui estão têm que produzir algo novo, que faça a transformação. Este é um espaço de convivência com a comunidade. E é por isso que estamos dando o nome de uma educadora de Cariacica, que tem filhos educadores, porque este é um espaço da comunidade, é o local da socioeducação de Cariacica”, disse Silvana.

O diretor técnico do Iases, Antônio Haddad Tápias, disse que “em alguns momentos a comunidade fez de tudo para tirar esse espaço daqui e é por isso que hoje estamos dando o nome deste espaço em homenagem a uma cidadã cariaciquense que através de sua atuação cidadã e de seus filhos, acompanhou o trabalho realizado com os adolescentes”.

Para a diretora administrativa e financeira do Iases, Danielle Merisio Fernandes Alexandre, o Espaço Pedagógico é uma das entregas mais importantes que o Iases está realizando neste ano. “Este é um dos espaços mais importantes do Iases. Este é o lugar para transformar a vida destes adolescentes e transformá-los em verdadeiros cidadãos”, disse.

A solenidade também contou com as presenças do subsecretário de Estado da Justiça (Sejus) Marcos Roberto Gomes Amorim, representando o secretário Ângelo Roncalli; o defensor público Severino Ramos; o promotor de Justiça Cézar Ramaldes; o gerente de meio ambiente e comunicação da ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg Rodrigues, além de outros parceiros, servidores do Iases, adolescentes, seus familiares e convidados.

Os adolescentes das Unidades de Internação Socioeducativas (Unis I e II) e as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI) participaram da solenidade realizando apresentações. Os alunos do Projeto Canto Coral apresentaram o hino do Espírito Santo e a música do Titãs, ‘É preciso Saber Viver’. Adolescentes da Unis também encenaram a peça de teatro ‘Recomeçar’, uma história de transformação de adolescentes que se envolveram com o mundo do crime.

O lançamento do CD ‘Liberdade para Cantar’ contou com a presença de três jovens que participaram do projeto e, atualmente, não se encontram mais nas unidades de atendimento.

O CD tem 10 faixas no ritmo de samba, funk e rap. As letras são inéditas, escritas pelos adolescentes e gravadas em um estúdio profissional. O projeto foi idealizado a partir das atividades desenvolvidas pelos adolescentes nas oficinas literária ‘Aberta Mente’ e de música ‘Cantando a Vida’.
 
O objetivo da gravação do CD foi gerar oportunidades de capacitação profissional para os adolescentes, além de ser uma forma de revelação dos talentos, pois todos que participaram do projeto, não possuíam vivência musical e revelaram-se verdadeiros ‘artistas’. Além do CD, o Iases já lançou o livro de poemas ‘Colecionadores de Palavras’, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão.


Após a inauguração do Espaço Pedagógico, também foi inaugurado o novo prédio de Administração e Atendimento da Unis, em Cariacica-Sede.




Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard