03/11/2010 22h33 - Atualizado em 18/01/2019 16h20

Iases inicia capacitação para 100 novos agentes socioeducativos

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) iniciou, nesta quarta-feira (03), uma capacitação para mais 100 novos agentes socioeducativos, que atuarão nas unidades de atendimento da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A capacitação prossegue até o dia 18 de novembro, no Espaço Pedagógico da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede. A aberturada do curso foi realizada na manhã desta quarta-feira (03), pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; pelo diretor técnico Antônio Haddad Tápias; pela chefe do Núcleo de Formação, Aline Bernardes; além das presenças dos gerentes de Unidades de atendimento.

Silvana Gallina destacou que a atuação dos profissionais se dará em três eixos: o jurídico, o da socioeducação e o de segurança. “O papel de todos nós, socioeducadores, é de educar pelo exemplo. Nossa função é educar, mas também é disciplinar, impor limites, ser presença, sustentar o não, cumprir o que está pactuado, tratar com respeito e exigir respeito pelo nosso trabalho. E isso só é possível com o trabalho em equipe, de forma organizada, planejada, inteligente e solidária. O trabalho com o jovem é um desafio cotidiano e nesta formação vocês estarão discutindo e aprimorando os conhecimentos sobre o trabalho e sobre a política de atendimento socioeducativo”, disse Silvana.

Durante a capacitação, serão ministradas palestras sobre os temas: ‘Direitos Humanos e Cidadania’; ‘Ética’; ‘O papel do educador’; ‘O que é adolescência’; ‘ Gerenciamento de Conflitos’; dentre outras discussões ligadas à socioeducação.

Os agentes socioeducativos também terão aulas práticas sobre técnicas de primeiros socorros, técnicas de contenção, rotinas de segurança e mediação de conflitos. A etapa prática do curso será ministrada em parceria com profissionais do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati/Swat). A grade completa do curso está disponível no link abaixo.

As aulas e treinamentos da capacitação serão realizados das 8 às 17h30, com um total de 64 horas/aula. O curso é uma realização do Núcleo de Formação da Diretoria Técnica do Iases.

Os agentes socioeducativos, que iniciaram a capacitação nesta quarta-feira (03), foram aprovados no processo seletivo referente ao Edital Nº 007/2010. Os demais classificados devem aguardar convocação, a ser realizada pelo Setor de Recursos Humanos, conforme as necessidades do Instituto.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol