22/09/2010 22h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h14

Iases inicia capacitação para 200 novos agentes socioeducativos

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) iniciou, nesta quarta-feira (22), uma capacitação para 200 novos agentes socioeducativos classificados no processo seletivo para atuarem na Região Metropolitana da Grande Vitória.

A capacitação prossegue até o dia 1º de outubro, no Espaço Pedagógico da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede. A aberturada do treinamento foi realizada pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, pelo diretor técnico Antônio Haddad Tápias, e contou com as presenças da equipe gerencial das Unidades de atendimento, de representantes dos servidores que atuam no escritório central do Iases, e dos adolescentes que, nesta quarta-feira (22), se desligaram do processo socioeducativo.

Silvana Gallina saudou os novos servidores e parabenizou a todos pela escolha que fizeram em atuar no Iases e trabalhar com o atendimento socioeducativo. “O Iases está construindo bases de trabalho para o atendimento socioeducativo que irradia por todo o Estado. Temos unidades em Cariacica, estamos construindo uma unidade em Vila Velha, construímos unidades para atender as regionais Sul e Norte, temos o programa de Semiliberdade, convênios com 22 municípios em meio aberto, estamos em fase de concurso público, dentre outras ações. Mas o nosso grande desafio é trabalhar a socioeducação. A função de todos nós, aqui, é oferecer segurança e disciplina para socioeducar e é impossível fazer socioeducação sem o trabalho em equipe. Temos que reconhecer o trabalho de cada um no grupo e assim fazer toda a diferença”, disse Silvana.

O diretor técnico do Iases, Antônio Haddad Tápias, complementou enfatizando que o cuidado e a orientação aos adolescentes e jovens são considerados a missão de todo profissional da socioeducação. “Vocês passaram pelo processo de seleção, estão agora em fase de treinamento. Neste trabalho temos que treinar habilidades, descobrir que cada um de nós tem habilidades, tem conhecimento para desempenhar sua função de socioeducador, de perceber o outro e assim alcançar resultados. O projeto institucional tem que estar casado com o trabalho de equipe e é assim que o Iases está realizando o processo de reconstrução de um trabalho diferenciado no atendimento desses adolescentes e jovens”, disse o diretor.

Nesta quinta-feira (23), a capacitação terá início às 8 horas com os temas: ‘Direitos Humanos e Cidadania: Como se desenvolve a medida socioeducativa?’; Primeiros Socorros; Projeto Político Pedagógico; e Procedimentos de Segurança. Durante o curso serão ministradas também palestras sobre os temas: ‘Ética’; ‘O papel do educador’; ‘O que é adolescência’; ‘ Gerenciamento de Conflitos’; dentre outras discussões ligadas a socioeducação.

Os agentes socioeducativos também terão aulas práticas sobre técnicas de primeiros socorros, técnicas de contenção, rotinas de segurança e mediação de conflitos. A etapa prática do curso será ministrada em parceria com profissionais do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati/Swat).

O curso de capacitação está sendo realizado pelo Núcleo de Formação da Diretoria Técnica do Iases, e terá um total de 64 horas/aula.

Silvana Gallina fez a palestra de abertura da capacitação.

Edital Nº 007/2010

Os demais classificados no processo seletivo referente ao Edital Nº 007/2010 que não foram convocados para a capacitação devem aguardar convocação a ser realizada pelo Setor de Recursos Humanos, conforme necessidades do Instituto.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol