10/09/2010 21h47 - Atualizado em 21/01/2019 16h54

Iases inicia projeto ‘Arte pelas flores’ neste sábado (11)

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) em parceria com a Fundação Mokiti Okada inicia, neste sábado (11), o projeto transversal de educação ambiental denominado ‘Arte pelas flores’. A aula inaugural será realizada a partir das 14 horas no novo Espaço Pedagógico da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede.

O objetivo do projeto é despertar nos jovens o interesse em uma vida baseada na generosidade, persistência, concentração e no interesse pelo bem estar do próximo e cuidados com a natureza. Os adolescentes vão aprender a produzir ‘Shorinkas’, que são mini arranjos florais, típicos da arte japonesa.

A aula inaugural será ministrada pela equipe pedagógica da Fundação Mokiti Okada e posteriormente, o projeto terá continuidade com a participação dos socioeducadores do Iases e também dos adolescentes que aprenderem a técnica.

De acordo com a gerente pedagógica do Iases, Juliana Graciani, o projeto exigirá dedicação e observação dos adolescentes, que posteriormente, poderão mostrar o que aprenderam presenteando familiares e até profissionais das Unidades em datas comemorativas.

Mercado de trabalho

O projeto ‘Arte em flores’ também irá contemplar os adolescentes que recentemente se desligaram do processo socioeducativo e atualmente estão inseridos no programa de egressos.

Serão realizados dois cursos com o objetivo de capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho: jardinagem, onde os adolescentes aprenderão a fazer arranjos especiais de flores e o de horta caseira, onde serão ensinadas técnicas sobre alimentação orgânica para produção de cardápios e pratos que visam à promoção da saúde e a preservação do meio ambiente.

As oficinas serão ministradas no Centro de Aprimoramento da Fundação Mokiti Okada, na Praia do Suá, em Vitória. As inscrições estão sendo realizadas pela Gerência Pedagógica do Iases.

A gerente pedagógica, Juliana Graciani, destacou a importância desta parceria para a inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho e também para a formação da consciência cidadã sobre a importância da preservação do meio ambiente e os cuidados com a saúde.

“É necessário visualizar o mercado de trabalho mais próximo para cada jovem mostrando o quanto é importante a preocupação com o bem estar físico e mental de todo cidadão e do meio ambiente”, disse Juliana.

Estas atividades e projetos transversais estão previstos no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) que prioriza em seus atendimentos a formação de princípios e valores humanitários, a autoestima e o desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.

Saiba mais sobre a parceria:
A Fundação Mokiti Okada desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, arte e assistência social que promovam a saúde, prosperidade e paz. Mais informações no site www.fmo.org.br




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard