Iases investe em humanização e em estrutura com recursos do BID
“Esta é uma oportunidade ímpar de investir na qualificação de processos, em infraestrutura e nas pessoas que integram a comunidade socioeducativa. Assim como o Governo do Estado cuida das contas e das pessoas, nós vamos cuidar ainda mais da socioeducação como um todo, dos adolescentes e dos servidores”. Com esta fala, a diretora-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Cláudia Faquinote, comemora o repasse de verba que a instituição receberá, fruto de um empréstimo feito pelo Governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O valor a ser investido pelo Instituto é de aproximadamente R$ 40 milhões e as áreas selecionadas fizeram parte de um documento apresentado no Seminário de Arranque, promovido pelo BID, em Vitória, em março deste ano. Ao todo, oito áreas diferentes foram apontadas como prioritárias, somando 27 metas a serem atingidas.
Entre os destaques para os socioeducandos estão previstos, por exemplo, uma proposta que busca qualificar e subsidiar melhores práticas no universo da escolarização, por meio da aquisição de materiais didáticos, a construção de quadras poliesportivas cobertas mas unidades socioeducativas e também a aquisição de materiais esportivos, de lazer e no campo da arte e cultura.
Para a Educação Profissional, além dos cursos já existentes, também haverá investimento para que outras formações sejam implementadas. Serão oferecidas capacitações nas áreas gastronômica, como Panificação Básica, Doces Finos, Saladeira e Confeitaria; tecnológica, como Web Designer e Jogos Digitais; estética e moda, como Corte e Costura, Bolsas em Tecidos e Maquiagem; e no eixo de rádio e televisão, como Mídias Sociais e Fotografia.
A humanização do atendimento socioeducativo foi outro ponto levantados para receber recursos. Existe a previsão, por exemplo, de aquisição de aparelhos para os processos de revista nas unidades socioeducativas.
Outro ganho será no bem-estar e na qualidade de vida do servidor do Iases. “O investimento do BID proporcionará cuidarmos de quem cuida. O recurso proporcionará à instituição pensar nas condições de trabalho dos servidores e termos respostas eficazes para a melhoria dessas condições”, contou a diretora-presidente.
Entre as metas estabelecidas estão a construção de um espaço que será destinado exclusivamente aos servidores do Conjunto de Cariacica e nas Regionais Norte e Sul, além de capacitações em diferentes áreas.
“Todo o portfólio que foi apresentado e aprovado no Seminário de Arranque dialogam diretamente com as demandas previstas no nosso Planejamento Estratégico, nos Planos Táticos e Operacionais, de necessidades demandadas por cada área no Iases. Estamos caminhando para atingir os Objetivos Estratégicos, provendo a qualificação de processos e melhorias para as pessoas que integram a comunidade socioeducativa”, finaliza Cláudia.
Os investimentos serão feitos ao longo de cinco anos e fazem parte do Programa Segurança Cidadã, com recursos coordenados por meio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sedh), dentro das ações pensadas no Ocupação Social.
O BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a principal fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. Ele também realiza pesquisas de vanguarda e oferece assessoria de políticas, assistência técnica e capacitação para clientes do setor público e privado em toda a região.
Recentemente, membros da instituição visitaram o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) para conhecer a rotina da Unidade, assistiram a uma apresentação de capoeira, acompanharam tarefas pedagógicas e uma aula de canto com os adolescentes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br