31/08/2010 18h28 - Atualizado em 22/01/2019 13h58

Iases investe em recursos humanos e inaugura escola de formação nesta quarta (01)

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) inaugura nesta quarta-feira (01), às 10 horas, a Escola de Formação para profissionais do atendimento socioeducativo. Com esta entrega, os investimentos do Iases destinados à formação continuada dos servidores e da rede socioeducativa dentre os anos de 2004 a 2010, superam R$ 1,5 milhões.

A Escola de Formação do Iases está localizada no bairro Ibes, em Vila Velha, e conta com auditório, salas multiuso para desenvolvimento de cursos de capacitação de servidores e também de profissionais da rede de atendimento socioeducativo, além de sala de estudos e biblioteca com acervo voltado para pesquisa e formação de atores que trabalham com socioeducação. No local também funcionará o Núcleo de Pesquisa do Iases.

Durante a inauguração nesta quarta-feira (01), será realizada uma aula inaugural com o tema: ‘O papel da formação profissional na mudança de paradigmas do atendimento socioeducativo’, com a convidada Mônica Moreira de Oliveira Braga Cukierkorn, doutora em Educação pela PUC de São Paulo e diretora da Escola para Formação e Capacitação Profissional da Fundação Casa.

Para a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, a entrega da Escola de Formação do Instituto é uma ação estratégica para o desenvolvimento da cultura da socioeducação no Estado.

“A produção de conhecimento é uma ação estratégica para formar e preparar os trabalhadores para essa atividade tão especializada, visto que há falta de profissionais qualificados para atuar nesse novo processo de trabalho”, disse Silvana.

Atualmente, o Iases está desenvolvendo um curso de formação para atores do sistema socioeducativo em Meio Aberto em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV) e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a partir de uma iniciativa financiada por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Outros dois projetos de capacitação denominados Re-significar e Te-Sendo a Rede já foram realizados para servidores e também para profissionais da rede de atendimento socioeducativo em iniciativas do Iases em parceria com o Governo Federal.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard