10/08/2010 14h51 - Atualizado em 22/01/2019 14h59

Iases monta coral de adolescentes por meio de oficina de canto

Um coral formado por meninos e meninas das Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos da oficina de canto, está ganhando cada vez mais vozes. A oficina de canto foi iniciada há aproximadamente um mês e já está com 90 alunos. A ideia é formar um coral permanente de adolescentes e, no final do ano, montar uma apresentação especial de Natal.

As aulas estão sendo ministradas com adolescentes das Unidades de Internação Socioeducativas (Unis I e II) e da Unidade Feminina de Internação (UFI), durante todos os dias da semana. Na oficina de canto, o professor Luciano Vieira Alves trabalha técnicas de respiração, postura, entonação e cuidados com a voz.

Os adolescentes, alunos da oficina de canto, já realizaram duas apresentações em público. Uma delas foi uma homenagem à diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, na qual cantaram a música ‘Maria, Maria’ de Milton Nascimento; e a outra foi na última sexta-feira (06), na inauguração do novo Espaço Pedagógico do Iases. O coral apresentou o Hino do Estado do Espírito Santo e a música ‘É preciso saber viver’, dos Titãs. As apresentações emocionaram a platéia.

De acordo com a gerente pedagógica do Iases, Juliana Graciani, a meta do Projeto ‘Canto Coral’ é valorizar a autoestima dos adolescentes por meio do desenvolvimento da expressão artística e proporcionar momentos de reflexão a partir da música.

“A reflexão sobre as letras das músicas dá subsídios para a construção de um novo projeto de vida, pautado na liberdade com responsabilidade”, disse Juliana.

O desenvolvimento do Projeto Canto Coral é uma das ações contempladas no Projeto Político Pedagógico do Iases, que prioriza em seus atendimentos a formação de princípios e valores humanitários, a autoestima e o desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol