26/08/2010 17h28 - Atualizado em 22/01/2019 14h09

Iases promove Assembleia Comunitária nesta sexta (27)

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), realiza nesta sexta-feira (27), a V Assembleia Comunitária que tem como tema central: ‘O fortalecimento das relações familiares para uma convivência social’.

O evento será realizado, a partir das 9 horas, no Cine Teatro Shopping Norte, em Jacaraípe, na Serra. A palestra central será ministrada pelo professor convidado, Gonçalo Medeiros, presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil.

O tema sobre o fortalecimento das relações familiares para uma convivência social será apresentado através dos princípios da filosofia escolar voltada para os valores humanos. Em seus cursos e palestras, o professor desenvolve práticas de meditação e técnicas de não alfabetização para estimular o trabalho voltado ao ‘amor universal e ao perdão’. De acordo com o professor, o objetivo desta palestra é mostrar que a paz também se ‘aprende’ na escola.

O encontro também contará com a presença da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, do diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón e da coordenadora do projeto ‘Ninez Sin Rejas (Adolescência Sem Grandes) da Inbradese, Tatiane Melo. Eles farão a contextualização sobre a importância das Assembleias Comunitárias.

A Assembleia também terá a participação dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a lei (CSE) do Iases. Eles farão uma apresentação especial do Hino Nacional no ritmo do congo capixaba e o grupo de teatro chamado ‘Revolucionários de Cristo’, apresentará a peça teatral ‘A Outra Face’, que traz no enredo histórias das relações familiares.

O objetivo destes encontros é apresentar informações e resultados sobre o trabalho socioeducativo realizado junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, e promover um espaço de reflexão e discussão sobre perspectivas de inclusão social e mudanças na vida dos socioeducandos e seus familiares.

A realização de Assembleias Comunitárias também é uma estratégia prevista no projeto internacional ‘Ninez Sin Rejas (Adolescência Sem Grades), realizado no Brasil pela Inbradese e que, no Espírito Santo, conta com o apoio do Iases e da Acadis, que apresenta modelos alternativos de resolução de conflitos relativos a adolescentes autores de atos infracionais na América Latina, em desenvolvimento nos seguintes países: Colômbia, Brasil, Equador, Guatemala e Peru.

Já foram realizadas Assembleias Comunitárias nos municípios da Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória.

Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases