10/11/2010 23h11 - Atualizado em 18/01/2019 15h24

Iases promove seminário nesta quinta (11) com participação de representante do Unicef

Nesta quinta-feira (11), o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realiza o Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, com o tema: ‘Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas’, que será apresentado pelo convidado Mário Volpi, coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef do Brasil.

O seminário será realizado no auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em Vitória, das 8h30 às 14 horas. Os interessados ainda podem confirmar participação nesta quarta-feira (10), pelo e-mail: lia@iases.es.gov.br.

O evento encerra o curso de capacitação realizado pelo Iases, em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV) e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a partir de uma iniciativa financiada por meio de convênio entre o Iases e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O objetivo do encontro é promover um espaço de reflexão sobre as competências, atribuições e implicações dos atores do Sistema de Garantia de Direitos, na efetivação de políticas públicas para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O seminário reunirá aproximadamente 200 participantes, dentre eles os 80 profissionais de 22 municípios do Estado que fizeram o curso. São eles: Afonso Claudio, Águia Branca, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Ecoporanga, Guarapari, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

O curso, que teve início no dia 03 de maio e duração de 160 horas, também contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Durante a capacitação, encerrada em outubro, foram trabalhados temas como: Integração Operacional do Sistema Socioeducativo; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Individual de Atendimento; e Socioeducação: Práticas e Metodologias de Atendimento.

Seu objetivo foi promover um espaço de estudos e debate para formar profissionais que atuam nos programas de Meio Aberto, oferecendo subsídios teóricos e práticos provenientes do campo do Direito, da Psicanálise e da Sociologia.

Serviço:
Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Tema: ‘Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas’
Data: 11 de novembro de 2010
Horário: 8h30 às 14 horas
Local: Auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Vitória/ES
Confirmação de inscrição e informação: lia@iases.es.gov.br
Público: 200 participantes

Programação:

- 8h30: Credenciamento e café da manhã
- 9 horas: Abertura
- 10 horas: Palestra: “Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas”: com o palestrante convidado: Mário Volpi, Filósofo, Mestre em Políticas Sociais, Ex-coordenador Nacional do Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef do Brasil.
- 11h30: Painel com representante do Iases, FDV e Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV).
- 13 horas: Debate
- 14 horas: Encerramento