Iases realiza mutirão para regularizar documentação civil dos socioeducandos
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) tiveram a oportunidade de regularizar sua documentação civil nesta terça-feira (02). Profissionais do Departamento de Identificação da Polícia Civil estiveram no local para um mutirão de cidadania, que expediu carteiras de identidade para quinze socioeducandos.
A ação é resultado da parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), por meio de sua Gerência Técnica (Getec), e a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).
Durante o mutirão, que teve início às 8 horas, foram coletados dados, assinaturas e impressões digitais dos adolescentes para a confecção da Carteira de Identidade (RG), que foi emitida no local e será entregue aos familiares. De acordo com a perita oficial criminal da Polícia Civil, Nádia Ferreira, a iniciativa garante eficiência no acesso à documentação civil, já que todo o processo é feito na própria unidade. “Isso traz celeridade e garante o direito à cidadania dos socioeducandos”, afirmou.
Ainda neste mês, no dia 18, está prevista a realização de outro mutirão, nas Unidades de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade Feminina de Internação (UFI) e nas Unidades de Internação Provisória I e II (Unip I e II), que deve atender mais de 50 adolescentes.
O gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, destacou que o acesso à documentação civil reforça o papel do socioeducando como um sujeito de direitos e deveres. “O acesso à documentação civil, como RG, CPF, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho, dentre outros indispensáveis à vida em sociedade, é um direito garantido aos socioeducandos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, lembrou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br