09/11/2010 19h57 - Atualizado em 18/01/2019 15h29

Iases realiza Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realiza nesta quinta-feira (11) o Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto com o tema: ‘Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas’.

O evento encerra o curso de capacitação realizado pelo Iases em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV) e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a partir de uma iniciativa financiada por meio de convênio entre o Iases e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O objetivo do encontro é promover um espaço de reflexão sobre as competências, atribuições e implicações dos atores do Sistema de Garantia de Direitos na efetivação de políticas públicas para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O seminário será realizado no auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em Vitória, das 8h30 às 14 horas. Os interessados podem confirmar participação pelo e-mail: lia@iases.es.gov.br.

A palestra central do Seminário ‘‘Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas’ será realizada pelo convidado Mário Volpi: filósofo, mestre em Políticas Sociais, ex-coordenador Nacional do Movimento de Meninos e Meninas de Rua e coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF do Brasil.

Também será realizado um painel temático com a participação de representantes do Iases, da FDV e da ELPV. O evento terá como público-alvo, profissionais que atuam no atendimento socioeducativo dos 78 municípios do Estado, além de outros interessados e estudiosos da área.

Participantes

O seminário reunirá aproximadamente 200 participantes, dentre eles os 80 profissionais de 22 municípios do Estado que fizeram o curso. São eles: Afonso Claudio, Águia Branca, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Ecoporanga, Guarapari, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Tereza, São Gabriel da Palha, São Mateus, serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

O curso também teve a participação de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). A capacitação teve início no dia 03 de maio e duração de 160 horas. Durante o curso, encerrado em outubro, foram trabalhados temas como: Integração Operacional do Sistema Socioeducativo; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Individual de Atendimento; e Socioeducação: Práticas e Metodologias de Atendimento.

O objetivo do curso foi promover um espaço de estudos e debate para formar profissionais que atuam nos programas de Meio Aberto, oferecendo subsídios teóricos e práticos provenientes do campo do Direito, da Psicanálise e da Sociologia.


Serviço:
Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Tema: ‘Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas’
Data: 11 de novembro de 2010
Horário: 8h30 às 14 horas
Local: Auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Vitória/ES
Confirmação de inscrição e informação: lia@iases.es.gov.br
Público: 200 participantes


Programação:

- 8h30: Credenciamento e Café da manhã
- 9 horas: Abertura
- 10 horas: Palestra: “Sistema de Garantia de Direitos e Efetivação das Políticas Públicas”: com o palestrante convidado: Mário Volpi, Filósofo, Mestre em Políticas Sociais, Ex-coordenador Nacional do Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF do Brasil.
- 11h30: Painel com representante do Iases, FDV e Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV).
- 13 horas: Debate  
- 14 horas: Encerramento



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard