24/11/2010 23h20 - Atualizado em 16/01/2019 12h51

Iases recebe representante do Governo Federal e apresenta Sistema de Informação

O Núcleo do Sistema de Informação do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Isases) está recebendo nesta quarta-feira (24), o gerente de projetos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, Felipe Cavalcante Ferreira. Ele está desenvolvendo o sistema do Governo Federal chamado Sipia/Sinase, e veio ao Estado para conhecer o Sistema de Informação do Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Siases).

Participam da apresentação do sistema capixaba, a chefe do Núcleo do Sistema de Informação, Inês Francischetto, e a servidora do Núcleo, Kelly Cristina Pereira.

Iases

Reunião entre representates do Iases e de governo federal. 

De acordo com a chefe do Núcleo do Sistema de Informação, Inês Francischetto, o sistema do Iases está sendo uma ferramenta de referência para o aprimoramento do sistema do Governo Federal, que está sendo desenvolvido com a finalidade de registrar os casos de adolescentes em conflito com a lei e documentar o processo de apuração e de execução de medidas socioeducativas em nível nacional.

“O Espírito Santo é um dos estados que auxiliou a construção do Sipia/Sinase. O objetivo desta visita é promover cada vez mais a integração dos dois sistemas para haver a troca de informações, abastecimento e exportação de dados e outras especificidades que podem vir a contribuir para o aprimoramento do sistema”, disse Inês.

O Siases está sendo implantado no Espírito Santo com o objetivo de instrumentalizar uma gestão eficiente e ainda cumprir os requisitos regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), visando assim, proporcionar informações quantificadas, qualificadas e fidedignas sobre a política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei para ampliar as possibilidades de atuações estratégicas na implementação de políticas públicas.

Os formulários utilizados no sistema contêm informações sobre o perfil do adolescente, de seus familiares, de saúde, jurídicas, de serviço social, pedagógicas, psicológicas, de segurança, entre outras.

“Dessa forma, ao implantar o Siases nas unidades do Instituto, para padronizar, monitorar e avaliar as informações e os atendimentos realizados com os adolescentes que cumprem medidas socieducativas bem como de seus familiares, foi possível facilitar o fluxo de informações entre as unidades, agilizar no retorno das informações solicitadas pelo Sistema de Justiça; padronizar o processo de trabalho no atendimento do adolescente em conflito com a lei; e acessar informações em tempo real via web”, disse Inês.

Inoves

O Projeto do Siases está classificado como um dos semifinalistas no Prêmio Inoves de 2010. Os finalistas e os grandes vencedores serão conhecidos na noite de premiação, nesta quinta-feira (25), durante cerimônia que acontecerá no Centro de Convenções de Vitória.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.abr
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard