Iases tem dois projetos semifinalistas no Prêmio Inoves 2010
O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) tem dois projetos classificados como semifinalistas no Prêmio Inoves de 2010. São eles: Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e Sistema de Informação do Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Siases): Sinônimo de inovação. A lista com os 114 projetos classificados foi divulgada nesta segunda-feira (08), perla Coordenação do Prêmio.
De acordo com a organização do Prêmio Inoves, no total, foram inscritos 211 trabalhos no Ciclo 2010. Os finalistas e os grandes vencedores serão conhecidos na noite de premiação, no dia 25 de novembro, durante cerimônia no Centro de Convenções de Vitória.
O processo de avaliação, com a etapa de visita aos projetos, continua até esta sexta-feira (12). A última etapa do processo consiste na indicação dos projetos classificados para reconhecimento e premiação, que ocorre no período de 16 a 19 de novembro. São três projetos finalistas por categoria e, em cada categoria, um vencedor, que será premiado com o troféu Inoves e com a quantia de R$ 10 mil para ser aplicada no desenvolvimento do projeto.
A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada trabalho inscrito é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais.
O processo de avaliação culmina com a finalização da pontuação de cada projeto, considerando-se todas as três etapas de análise: a avaliação individual, a avaliação por consenso e a fase de visitas. A avaliação é realizada por 41 profissionais que compõem a Banca Examinadora do prêmio.
Os avaliadores são profissionais – voluntários – do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves.
Premiação
Além da premiação dos oito grandes vencedores, está prevista a concessão de menções especiais temáticas a projetos, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do prêmio pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves. Serão concedidas as menções Destaque Parceria, Destaque Participação, Destaque Participação Municipal, Atitudes Empreendedoras, além de menções temáticas.
Saiba mais sobre os projetos do Iases:
Projeto Político Pedagógico Institucional
O Projeto Político Pedagógico Institucional tem como objetivo a qualidade de atendimento e a busca pela reinserção dos adolescentes à sociedade, por meio de parcerias e de projetos transversais, sendo o principal ordenador das ações e da gestão da qualidade do atendimento às medidas socioeducativas no Estado do Espírito Santo.
Tem por escopo garantir a efetivação dos direitos fundamentais, promovendo a formação humana, educacional, profissional, protagonismo pessoal, social e comunitário a partir do exercício da cidadania.
O projeto teve como resultados: o reordenamento institucional, a criação de metodologia estatal de atendimento, educativa, terapêutica e comunitária padronizada; definição de diretrizes e princípios norteadores; implantação de assembléias aos adolescentes, as famílias e comunitárias e o incentivo à humanização no atendimento ao adolescente e sua família.
Sistema de Informação do Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Siases): Sinônimo de inovação
Na organização e reestruturação do Iases, fez-se necessário implementar uma rede de informações sobre adolescente em conflito com a lei para instrumentalizar uma gestão eficiente e ainda cumprir os requisitos regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), visando assim, proporcionar informações quantificadas, qualificadas e fidedignas sobre a política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei para ampliar as possibilidades de atuações estratégicas na implementação de políticas públicas.
Dessa forma, ao implantar o Siases nas unidades do Instituto, para padronizar, monitorar e avaliar as informações e os atendimentos realizados com os adolescentes que cumprem medidas socieducativas bem como de seus familiares, foi possível facilitar o fluxo de informações entre as unidades, agilizar no retorno das informações solicitadas pelo Sistema de Justiça; padronizar o processo de trabalho no atendimento do adolescente em conflito com a lei; e acessar informações em tempo real via web.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
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