ICEPi inicia projeto de Apoio Institucional para atuação em parceria com municípios
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) implantou mais um projeto que busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) do Espírito Santo: o Apoio Institucional. A capacitação dos profissionais teve início nessa quarta-feira (16), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL), e vai até esta sexta (18), na sede do Instituto.
O acolhimento dos profissionais contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; da subsecretária de Saúde de Cariacica, Juliana Bruno; e dos superintendentes regionais de Saúde, além de membros do Instituto.
O projeto faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e tem por objetivo apoiar e qualificar os processos de trabalho, em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, além de desenvolver melhorias na gestão municipal para a organização dos serviços e a promoção da integração em Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS). As equipes vão atuar em todo o Estado e serão formadas por seis articuladores centrais, quatro supervisores regionais e 17 apoiadores institucionais.
O evento
Na abertura do evento, o secretário Nésio Fernandes destacou a criação e a atuação do ICEPi para formar especialistas. “A responsabilidade para a construção do Sistema Único de Saúde, o SUS, é nossa e dos trabalhadores. Estamos gerindo interesses coletivos e precisamos entender a urgência em garantir o acesso à saúde. O Apoio Institucional, quando vai para o território, precisa reconhecer as dificuldades e as possibilidades”, ressaltou.
Já Fabiano Ribeiro, diretor do ICEPi, destacou que o Apoio vai ajudar outros projetos no território, como a Auto Regulação Formativa, o Provimento e Fixação de Profissionais, o Consultório na Rua e as Residências. “O ICEPi trabalha com projetos de inovação e qualifica a Atenção Primária à Saúde (APS) e o sistema de saúde no Espírito Santo. A educação permanente é um eixo nosso”, explicou.
A palestra foi realizada pela subsecretaria de Saúde de Cariacica, que detalhou a diversidade dos municípios capixabas. “As regiões e as realidades são muito distintas. O Espírito Santo tem características singulares de outros estados do Sudeste. O Apoio vem para integrar os programas e projetos do ICEPi”, completou Juliana Bruno.
Nos próximos dias, os profissionais selecionados para o projeto vão participar de oficinas sobre a atuação do Apoio Institucional, ministradas por Kally Cristina Soares e Daiana Cristina Alves, da Fundação Estatal da Saúde da Família da Bahia (FESF-SUS).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi