ICEPi realiza primeira capacitação de médicos do Qualifica APS sobre arboviroses
O Instituto Capixaba Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, entre os dias 29 e 30 de janeiro, a primeira capacitação de profissionais médicos provenientes do Programa de Qualificação da Atenção Primária em Saúde (Qualifica APS). A formação foi sobre doenças causadas por arboviroses, em especial a dengue e a chikungunya.
Para este primeiro encontro, supervisores do Qualifica APS e médicos de Vitória, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, estiveram reunidos na escola Técnica de Saúde (ETSUS), localizada na Capital.
A referência técnica em arbovirose da Secretaria da Saúde (Sesa), Thereza Cardoso, ministrou a capacitação. Segundo ela, o foco do encontro foi passar as informações aos profissionais para se atentarem ao protocolo de atendimento.
“Esse é o ponto que não abrimos mão, de atender conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Outro assunto é em relação à hidratação vigorosa sempre. O paciente precisa tomar bastante líquido em casos suspeitos de dengue e chikungunya, e isso precisa estar prescrito, além dos medicamentos para dor e febre”, informou Thereza Cardoso.
Ainda segundo a referência técnica, as capacitações sobre assunto se fazem importantes no cenário atual, assim como a qualificação dos profissionais da Atenção Primária, que fazem o atendimento inicial dos pacientes. “Todos os atendimentos são feitos na Atenção Primária, e por isso a importância desses profissionais participarem, uma vez que a nossa preocupação é também focar no manejo clínico das arboviroses”, disse.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br