Idaf identifica desmatamento em Reserva Legal em Guaçuí
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), após receber alerta do MapBiomas, identificou o desmatamento irregular em uma Reserva Legal em uma propriedade rural, no distrito de Horto Florestal, em Guaçuí. O proprietário foi multado e a área embargada, nessa quinta-feira (17).
De acordo com servidores da gerência local do Idaf do município, somente foi possível identificar o desmatamento na Reserva Legal por imagens de satélites, já que a área era remota e dentro de uma propriedade particular. A área de 9. 800 metros quadrados (aproximadamente um campo de futebol) foi desmatada por meio de incêndio e seria usada futuramente como pastagem para gado.
O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, lembra que o Idaf intensificou as ações de defesa florestal. “O Governo do Estado investiu recentemente na compra de uma nova frota de veículos e equipamentos como drones para auxiliar o trabalho dos servidores. Estamos realizando em média mil fiscalizações florestais por ano. Também realizamos ações de educação ambiental em escolas, universidades e comunidades rurais, afim de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente”, afirmou.
Monteiro ainda ressalta que quem desmata no Espírito Santo, não fica impune. “O Idaf está em vigilância de norte a sul do Estado em defesa da Mata Atlântica, quem praticar crime ambiental será autuado e terá que recuperar o dano ambiental que causou. O Idaf também acompanhará de perto o embargo para ter certeza que a área desmatada será reflorestada”, enfatizou
Reserva Legal
A Reserva Legal é uma área necessária à manutenção do equilíbrio ecológico, recursos hídricos e preservação da biodiversidade e da vegetação nativa das regiões do entorno da propriedade rural. O desmatamento de Reserva Legal é crime ambiental.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br