10/12/2018 17h56 - Atualizado em 10/12/2018 18h12

Ideias inovadoras para a redução do abandono e da evasão escolar são premiadas

Foto: Divulgação/Sedu

Para incentivar estudantes, professores e gestores escolares da rede estadual a elaborarem propostas inovadoras para a redução do abandono e da evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) promoveu o concurso de ideias inovadoras “Pensar Soluções”. E nesta segunda-feira (10), foi a vez de premiar essas boas práticas.

O concurso contou com as seguintes categorias: Ensino Fundamental – estudantes do 9º ano: produção de vídeo (duplas); Ensino Médio – produção de texto escrito (duplas); Iniciativa Docente – professores do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio: produção de texto escrito; e a Iniciativa da Gestão – equipe gestora da escola: produção de texto escrito. Todas as categorias abordaram o tema: “Redução do Abandono, da Evasão e da Retenção no Espírito Santo”.

Na categoria I – Ensino Fundamental, os vencedores foram os estudantes Paulo Vitor Lagass Santos e Maria Clara de Oliveira Cerqueira, da Escola Viva Marita Motta Santos, de São Mateus, com o projeto “Interação família e escola”.

“O auxílio da escola foi essencial para a realização desse projeto. Cada iniciativa que nós temos, cada passo em favor da educação é fundamental para o futuro do País. Vamos aperfeiçoar as ações para o ano que vem e ainda teremos resultados mais positivos”,  acredita o estudante Paulo Vitor.

Na categoria II – Ensino Médio, a dupla Anny Emanuele Herzog Holz e Andreia Grunewald, da Escola Estadual Alto Jatibocas, de Itarana, levaram a melhor com a proposta “Meus cuidados com o outro me torna protagonista de um sonho real”.

Já na categoria III – Iniciativa Docente, o “Recreio Poético”, da professora Júlia Borges Fagundes, da Escola Estadual Mário Gurgel, Vila Velha, foi o campeão.

E na categoria IV – Iniciativa da Gestão, a equipe da Escola Estadual Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá, conquistou o prêmio.

“Temos em torno de 1.500 estudantes, um time de professores muito bom e a comunidade participativa. Nós diminuímos de 45% de alunos reprovados para 11%, no Ensino Fundamental II. A evasão, por exemplo, era 12% e caiu para 3%. São números que queremos e vamos diminuir ainda mais. Estamos terminando o ano com duas premiações: o Pensar Soluções e o Prêmio Sedu. São ações conjuntas realizadas dentro da escola que demonstram que estamos no caminho certo”, comemorou o diretor Denilson Garcia.

Nas categorias I e II, cada vencedor recebeu um smartphone e cada professor orientador recebeu um notebook. Já na categoria III, cada vencedor recebeu um notebook e na categoria IV, cada vencedor recebeu um notebook e a escola a que pertence cada equipe gestora também recebeu um notebook.

O secretário da Educação, Haroldo Rocha, agradeceu o empenho de todos em desenvolver os trabalhos. “Formar a sociedade é responsabilidade de cada cidadão, e a escola é uma instituição importante nesse processo. São múltiplos os motivos que levam um adolescente a abandonar a escola, e mais que compreender bem as causas é preciso pensar como agir para contê-las. Quero parabenizar os professores por estimular e se dedicar aos jovens, e os estudantes premiados por se preocupar em buscar ajudar os colegas. O desafio continua. Queremos todos na escola, e com sucesso”, destacou.

 

Pensar soluções

O concurso de ideias inovadoras “Pensar Soluções” foi aberto para estudantes matriculados na rede pública, professores, pedagogos, coordenadores escolares, gestores escolares, pais ou responsáveis.

O objetivo é reduzir a retenção, a distorção idade-série, o abandono e a evasão escolares; estimular toda a comunidade escolar a pensar e propor soluções para a promoção de trajetórias de sucesso escolar; promover o protagonismo juvenil; possibilitar a construção conjunta de soluções para os desafios da educação pública no Espírito Santo.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação / Sedu

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Gustavo Rosa

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard