22/07/2024 17h30

Iema abre inscrições para seleção de coordenador de projeto de pesquisa sobre qualidade do ar

Foto: : Karol Gazoni/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para selecionar coordenador de projeto de pesquisa sobre qualidade do ar. O projeto tem como objetivo principal a caracterização química e identificação das contribuições das principais fontes de material particulado na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Os interessados têm até o dia 5 de agosto para realizar a inscrição. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição disponível nos anexos do Edital de Chamamento 003/2024, e enviá-lo, junto com os documentos comprobatórios de qualificação e experiência profissional e de vínculo com instituição de ensino e/ou pesquisa, digitalizados, por meio de encaminhamento no E-Docs, para a Coordenação de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas do Iema.

O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de agosto, no site do Iema. Recursos poderão ser apresentados nos três dias úteis subsequentes à divulgação do resultado preliminar. O resultado final será divulgado no dia 1º de setembro. Quaisquer dúvidas quanto ao procedimento de inscrição deverão ser encaminhadas para o e-mail cqai@iema.es.gov.br, até a data limite de 2 de agosto.

Para participar, o candidato deverá apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; diploma ou certificado de conclusão de curso de mestrado ou doutorado em áreas correlatas às atribuições da função; registro válido em Conselho de Classe. O registro somente será dispensado caso a classe não disponha do órgão regulador da profissão.

Se na ativa, ter vínculo empregatício, estatutário ou por designação temporária com a Instituição de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P) localizada no Estado do Espírito Santo. Se aposentado, possuir termo de adesão a trabalho voluntário assinado com a instituição executora e apresentar declaração da IES/P concordando com a execução do projeto.

Além disso, é preciso ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, estar adimplente com o Iema e nas entidades de fomento de pesquisa, quanto à apresentação de relatórios de pesquisa, se for o caso; e ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente.

Sobre o projeto

O projeto tem como objetivo principal a caracterização química e a identificação das contribuições das principais fontes de material particulado (PS, PM10 e PM2,5) na Região da Grande Vitória (RGMV), utilizando o modelo receptor "Balanço Químico de Massa" (BQM). O período de desenvolvimento é de sete meses e o recurso financeiro disponível é de R$ 407.500,00.

Este estudo exploratório fundamenta-se na conservação ambiental e nas melhorias urbanas e sociais, buscando entender melhor a composição química do material particulado sedimentado em três estações da Rede de Monitoramento de Poeira Sedimentável da RGMV.

Além disso, visa determinar as contribuições das principais fontes de material particulado sedimentado nas amostras coletadas e comparar os resultados obtidos com estudos anteriores, incluindo a caracterização química realizada em 2011.

Serviço:

Edital de chamamento: https://iema.es.gov.br/chamamentos-publicos