Iema implementa programa para manejo de espécies exóticas invasoras em Unidades de Conservação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) deu início à implementação do “Plano para Manejo de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) em Unidades de Conservação (UCs) Estaduais". O programa prevê a identificação das espécies, implementação de medidas de controle e mitigação de impactos, o estabelecimento de protocolos para detecção precoce e resposta rápida e articulação com a comunidade científica para fomentar pesquisas sobre o tema.
A ação foi organizada pela Coordenação de Gestão e Estruturação de Unidades de Conservação (CGEUC) e o Núcleo de Informação e Conservação de Biodiversidade (NUBIO) e está alinhada à “Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras”, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e às ações já desenvolvidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em UCs federais.
De acordo com a servidora do Iema, Schirley Costalonga, integrante do NUBIO, as EEI são consideradas a principal causa de extinções em áreas protegidas, afetando severamente os ecossistemas onde se estabelecem e resultando na perda de biodiversidade. “O combate às espécies exóticas invasoras em UCs é também uma diretriz do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e essencial para garantir a integridade ecológica e a conservação dessas áreas protegidas”, explicou
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema