Iema passa a integrar rede mundial de informações sobre qualidade do ar
A partir deste ano, os Índices de Qualidade do Ar (IQAr) gerados com base nos dados monitorados nas Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar da Região da Grande Vitória (RGV) estão disponíveis na plataforma World Air Quality Index, que reúne informações sobre a qualidade do ar em várias cidades do mundo.
Essa plataforma é um projeto sem fins lucrativos iniciado em 2007 com objetivo de promover a conscientização sobre a poluição do ar com fornecimento de informações em base unificada sobre qualidade do ar. Atualmente, o projeto apresenta informações da qualidade do ar para mais de 100 países, cobrindo mais de 12.000 estações, podendo ser acessado no endereço http://aqicn.org/map/world/.
No Brasil, apenas os estados de São Paulo e do Espírito Santo integram a plataforma World Air Quality Index.
“A disponibilização dos dados monitorados em plataforma mundial possibilita a comparação dos níveis de qualidade do ar registrados na Região da Grande Vitória com várias outras cidades do mundo, além de reafirmar o compromisso do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com a qualidade e transparência dos serviços prestados na operação da rede de monitoramento da qualidade do ar”, ressalta o engenheiro ambiental do Iema, Alex Barcellos Vieira, responsável pela Coordenação de Qualidade do Ar, Áreas Contaminadas e Informações Ambientais (CQAI - Iema).
No Espírito Santo, a CQAI – Iema é responsável pela gestão do monitoramento da qualidade do ar e disponibiliza todas as informações sobre essa temática no endereço https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/indicedequalidadedoar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com