24/03/2020 11h32

Iema reforça atendimento a distância para combater pandemia

A partir desta terça-feira (24), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai restringir o atendimento ao público na sede, localizada em Cariacica, por tempo indeterminado. O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas no órgão, visando a proteger o público e servidores.  Essa iniciativa faz parte das diretrizes apontadas pelo Governo do Estado para combater o avanço do novo Coronavírus (Covid-19), diminuindo aglomerações em locais fechados.

No site do Iema já era possível acessar alguns serviços on-line como andamento de processos, solicitações de dispensas de licença, solicitação e/ou emissão de documentos, entre outros. Mas com a essa iniciativa do atendimento por telefone, o órgão vai orientar as pessoas sem elas terem a necessidade de sair de casa ou empresas. Cada setor do Iema terá um canal (linha telefônica) de referência e conectada a um celular institucional, no qual o servidor vai poder ajudar a solucionar os problemas e as dúvidas, sempre no horário oficial do órgão das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para o diretor presidente do Iema, Alaimar Fiuza, a iniciativa é extremamente necessária para preservar a saúde dos servidores e das pessoas que precisam dos serviços do órgão. “É uma situação nova, sem precedentes, e cabe a todos a compreensão e os ajustes. Essa equação de oferecer um serviço de qualidade, com rapidez e eficiente, somada à garantia de integridade e segurança física e emocional dos nossos servidores e do público, precisa ser positiva e assertiva. Essa atitude vem ao encontro deste pensamento. É preciso estar em casa, em isolamento social, e ter certeza que de casa poderemos continuar atendendo a todos, para mantermos o fluxo das necessidades das instituições e das pessoas”, ponderou.

Indo nesta direção de facilitar o procedimentos para diminuir a mobilidade, no Diário Oficial dessa segunda-feira (23), foi publicada a Instrução Normativa 05-N, que suspende, por tempo indeterminado, a contagem dos prazos dos processos administrativos que tramitam no Iema, tais como comprovantes de condicionantes atreladas a licenciamento, requerimentos de renovação de licença ambiental, apresentações de defesas e de planos de recuperação de área degradada. “Essa instrução é para evitarmos penalidades nos processos ou outro ônus que, por ventura, possam surgir fruto desta ação de mobilização nacional para não nos deslocarmos e evitarmos a propagação do vírus entre servidores e administrados”, acrescentou Fiuza.  

Canais de Atendimento

 

Abaixo alguns canais para orientações e esclarecimentos:

 

Protocolo Geral - protocolo@iema.es.gov.br e telefones (27) 3636.2503 e 3636.2504.

Assessoria de Documentação - atendimento@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636.2515.

Assessoria Jurídica - jurídico@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636-2532

Gerência de Fiscalização - denuncia@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636.2599

Gerências de Licenciamento - licenciamento@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636-2613

Coordenação de Mineração - clm@iema.es.gov.br e telefones (27) 3636.2583

Coordenação de Empreendimentos Diversos - sublicenciamento@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636.2525

Coordenação de Licenciamento Simplificado - simplificado@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636.2528

Coordenação de Empreendimentos Industriais, Energia e Obras Costeiras - caia@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636.2565

Coordenação de Resíduos Sólidos e Saneamento - crss@iema.es.gov.br e telefone (27) 3636.2579

Coordenação de Qualidade do Ar, Áreas Contaminadas e Informações Ambientais - cqai@iema.es.gov.br  e telefone (27) 3636-2590

 

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Informação à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Seama/Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 - 99977-1012 / (27) 99956-0609
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