21/10/2010 22h30 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

II Congresso Capixaba de Pecuária Bovina tem início em Vitória

Diversas autoridades estiveram presentes na abertura oficial do II Congresso Capixaba de Pecuária Bovina, na manhã desta quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Vitória. O foco das discussões girou em torno da importância do encontro para transferência de tecnologias e informações, com o intuito de promover melhorias na qualidade, produtividade e rentabilidade da pecuária leiteira e de corte capixaba.

O evento, que é uma realização do Associação Capixaba de Criadores de Nelore (ACCN) e tem a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), prossegue durante toda esta quinta (21) e sexta-feira (22) no Centro de Convenções, das 8h30 às 18 horas, com palestras que abordam os principais desafios para a melhoria da atividade no Estado. No sábado (23), as atividade serão  na Fazenda Paraíso, em Vila Velha, onde serão demonstradas de forma prática as mais modernas técnicas de manejo do gado e das pastagens.

Compareceram à abertura o superintendente federal de Agricultura no Espírito Santo, José Arnaldo de Alencar; o secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli; o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo; o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Aladim Cerqueira; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Neuzedino Vitor de Assis; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha; o Presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore, Nabih Amin El Aouar; entre outros. A abertura do evento contou ainda com a presença de cerca de 300 técnicos, estudantes e especialistas do setor.

O secretário Enio Bergoli destacou a importância do encontro para os pecuaristas e estudantes. "Valorizo muito a realização deste congresso, como instrumento para compartilhar e difundir o conhecimento e a troca de experiências. Este é um setor extremamente importante para a agricultura capixaba e a Seag realizou, este ano, diversas ações na área da pecuária. Entre elas, a entrega de resfriadores de leite, botijões de sêmen para a criação de 12 núcleos de inseminação artificial, programa de erradicação da brucelose, controle da febre aftosa, entre outras", disse.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, os avanços tecnológicos tem contribuído muito para o avanço da pecuária capixaba. “O Incaper participa do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado do Espírito Santo, que, por meio da técnica da inseminação artificial e do uso de touros de genética melhorada, tem influenciado o aumento da produtividade do rebanho capixaba. Esse é um exemplo de que os produtores rurais devem procurar se informar sobre as mais modernas técnicas de produção disponíveis e investir na melhoria tecnológica de suas propriedades, com o intuito de se tornar caca vez mais competitivos no mercado” afirma Evair.

Tecnologia e evolução

Na foto o ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Alysson Paolinelli, entre o diretor na Unicafé, Jair Cores, à esquerda; e o Presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore, Nabih Amin El Aouar e o diretor-presidente do grupo heringer, Dalton Heringer, à direita

A abertura das palestras ficou por conta do ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Alysson Paolinelli. O especialista tratou da importância da ciência e tecnologia para desenvolvimento da agropecuária por meio de um histórico da evolução do setor no Brasil.

“Na década de 70 o Brasil importava praticamente todos os alimentos que consumia, e a economia era baseada estritamente no café. Dessa forma, a família brasileira gastava cerca de 45% da sua renda com alimentação. Entretanto, a partir do investimento em cursos de pesquisa e extensão rural nas universidades e da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil passou a produzir diversos alimentos de forma competitiva. Hoje, a alimentação consome apenas 13% da renda familiar e exportamos alimentos. O Brasil é o maior exportador de carne do mundo”, comemora Alysson.

Qualidade no Estado

De acordo com o coordenador do Programa de Pecuária do Incaper, João Anselmo Molino, o foco capixaba na bovinocultura tem sido a qualidade. “O Espírito Santo representa apenas 0,5% da extensão territorial do Brasil. Dessa forma,  o Estado optou por usar técnicas de melhoramento genético, como a inseminação artificial, com o intuito de produzir carnes de  qualidade elevada para o consumidor”, afirma Molino.

O Estado já possui parte da sua produção atendendo as exigências da cota Hilton, que é o corte de carnes nobres, como o filé mignon, alcatra e picanha, para a exportação da produção bovina. Cerca de 30 mil toneladas por ano atendem aos padrões internacionais para a comercialização de carne.

A pecuária é a segunda atividade agrícola mais importante do Estado, atrás apenas do café.

Programação:

Quinta-feira (21)

12h00 – Intervalo

2º Painel: Qualidade: Consumidor inteligente, produtor responsável
14h00 – Conferência: Mitos e realidades no consumo da carne bovina
Conferencista: Miguel L. Barbero Maciel – Cirurgião Cardíaco e Cons. Do HC. FMUSP – SP
14h50 – Mesa Redonda

15h10 – Conferência: Mitos e realidades no consumo do leite
Conferencista: Veruska Magalhães Scabim
16h00 – Mesa Redonda

16h20 – Intervalo e apresentação de trabalhos científicos

16h40 – Conferência: A produção da carne e leite x Emissão de gases tipo efeito estufa
Conferencista: Bruno Luchi – Ass. Técnico da Comissão Nacional do Leite da CNA
17h30 – Mesa redonda

18h00 – Encerramento das atividades

Sexta-feira (22)

3º Painel: Estratégias de Manejo

08h20 – Conferência: Recuperação de pastagens degradadas
Conferencista:Manuel Cláudio Motta Macedo – Embrapa Gado de Corte
09h10 – Mesa redonda

09h30 – Conferência: Suplementação de bovinos de corte e leite em pastagens intensivas
Conferencista: Sérgio Raposo de Medeiros – Pesquisador Embrapa
10h20 – Mesa redonda

10h40 – Intervalo e apresentação de trabalhos científicos

11h00 - Conferência: Seleção e manejo de touros
Conferencista: José Domingos Guimarães – Médico Veterinário, Dsc. Universidade Federal de Viçosa.
11h50 – Mesa redonda

12h10 – Intervalo

14h00 – Conferência: Desafios e avanços tecnológicos na busca da sanidade em rebanhos bovinos
Conferencista: Denise Euclydes Mariano Costa – Coord. Geral de acordos bilaterais e regionais do MAPA
14h50 – Mesa redonda

15h10 – Conferência: Ações públicas na promoção dos produtos de origem bovina e superação de barreiras não tarifadas
Conferencista: Jamil Gomes de Souza – Diretor do Departamento Animal da SDA
16h00 – Mesa redonda

16h20 – Intervalo e apresentação de trabalhos científicos

16h40 – Conferência: O uso da tecnologia como resgate da cidadania
Conferencista: Gilman Viana Rodrigues – Sec. da Agricultura e Pecuária de MG
17h30 – Mesa redonda

17h50 – Entrega das premiações dos trabalhos científicos
18h00 – Encerramento das atividades pelo presidente do Congresso


Sábado (23)

Dia de Campo: Carne e Leite
Local: Fazenda Paraíso (Grupo Heringer) Vila Velha-ES



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard