21/10/2010 21h24 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

II Festival de Xadrez da Sedu reúne mais de 400 alunos

Muita concentração e expectativa no ginásio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), durante II Festival de Xadrez da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), na tarde desta quarta-feira (20). Mais de 400 alunos da rede estadual, de Ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA) participaram do evento, que foi uma parceria entre a Sedu, Sesport e a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.

O objetivo foi desenvolver nas escolas uma atividade que contribua com o Novo Currículo Básico da Escola Estadual. A subsecretária Adriana Sperandio destaca que o curso de xadrez para professores da rede estadual, oferecido pela Sedu neste ano, foi primordial para o sucesso do festival. “Ano passado tivemos cerca de 300 alunos participando do festival e hoje tivemos um crescimento muito importante”, completa Adriana.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, a Sedu aposta no esporte como ferramenta pedagógica, que torna a escola atrativa aos alunos e representa uma soma para o aprendizado. “O xadrez é disciplina, é concentração e raciocínio lógico, que são fundamentais para o exercício da Matemática, tanto na vida escolar como na social”, frisou o secretário.

O II Festival de Xadrez faz parte do projeto Esporte na Escola e está em seu segundo ano. De acordo com o assessor especial do programa Esporte na Escola, Carlos Antônio dos Santos, o objetivo do xadrez na escola é levar os jovens a participarem de ações educativas fora da sala de aula. “O xadrez amplia a participação do aluno na vida escolar, pois os jovens que não participam de esportes por não terem altura ou habilidade no futebol e vôlei, por exemplo, participam dessa modalidade”, afirma Carlos Antônio.

O aluno da Escola Estadual Felício Melotti, localizada em São Roque do Canaã, Wenklerrei Rodrigues dos Reis, de 14 anos, joga xadrez desde o Ensino Fundamental e afirmou que o jogo ajuda muito na escola, principalmente nas aulas de Matemática. “Gosto de xadrez porque me ajuda a ter mais concentração e raciocínio nas aulas de Matemática”, contou Wenklerrei.

“Os alunos aceitaram muito bem o xadrez e o festival é uma boa oportunidade para divulgar o esporte para mais escolas e de interagirem com outros estudantes”, afirma o professor de Matemática e xadrez Ernani Angeli. No festival, todos receberam medalhas.

Esporte na Escola

O Esporte na Escola, da Sedu, foi lançado no final de 2007 com o objetivo de ampliar a presença do esporte na vida das escolas como mais um instrumento de melhoria da aprendizagem e da promoção da cidadania. A Sedu tem como objetivo seguir até 2011 com o projeto, que tem investimento total de R$ 4,1 milhões.



Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tel.: 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / mgsraibero@sedu.es.gov.br
Texto: Maria da Glória Sarmento Raibero
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard