Implantação do prefixo único do Governo do Estado 3636 prossegue em diversos órgãos nesta sexta (16)
Continua a migração dos telefones do Governo do Estado para o prefixo “3636”. Nesta sexta-feira (16), serão ativados os novos números do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), na Agência em Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes),na Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), na Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). Ainda neste ano, todas as linhas do Executivo Estadual, na Grande Vitória e em Cachoeiro de Itapemirim, serão alteradas e iniciadas com o novo prefixo.
Quando o servidor, ou o cidadão, discar para a atual linha, uma mensagem automática informará o novo número. Para ter acesso ao novo catálogo de telefones, basta acessar os sites das secretarias e órgãos ou, ainda, o site da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que é atualizado à medida que ocorrem as alterações nos órgãos estaduais.
A implantação dos equipamentos de PABX, bem como a alteração dos números, já ocorreu no Diário Oficial; na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), unidade central e Superintendências de Cariacica e Carapina; na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); na Secretaria da Fazenda (Sefaz), na Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) - Hospital Central, Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Junta Comercial do Estado (Jucees), Departamento de Estrada Rodagem (DER), além da Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipajm) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
Com o novo prefixo, será possível falar entre linhas por meio da discagem por ramal, sem custo, padronizando os números telefônicos. Com a mudança, estima-se que haverá uma economia de R$ 1,3 milhão, quando comparados os custos do sistema atual com o novo sistema.
Internamente, no mesmo órgão ou entre secretarias diferentes, as ligações deverão ser realizadas por ramal, independente da localidade, usando os cinco últimos números, exemplo: 3636-2222. A medida é resultado do Projeto de Aprimoramento dos Sistemas de Comunicação do Poder Executivo Estadual, que vem sendo implantado pela Seger.
Uma de suas etapas é a utilização dos equipamentos de PABX, junto com a implantação do prefixo “3636” do Governo do Estado, contribuindo para a efetiva gestão das linhas, maior controle dos serviços e tarifas e a redução dos custos.
Definida por área de numeração, em atendimento à determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a implantação do novo prefixo prossegue até o fim do ano em todos os órgãos, secretarias e repartições localizadas na Grande Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, onde estão aproximadamente 80% das linhas telefônicas do Estado.
A implantação dos equipamentos de PABX segue as diretrizes do Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público – “Mais com Menos”. Com o novo sistema, as ligações entre os telefones do Poder Executivo Estadual, mesmo para os órgãos localizados no interior do Estado, não terão custo, como também as ligações para celulares do Governo, a partir da inclusão das Interfaces Tronco Celular no PABX.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua
Tel.: 3381-6450 / 9949-6018
clarissa.scardua@seger.es.gov.br
Flávia Zambrone
Tel.: 3381-6450 / 9761-0722
flavia.zambrone@seger.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Iopes
Bernardo Aguirre
Tel: 3320-8505/9972-5862
bernardoaguirre@iopes.es.gov.br