Incaper alerta para baixa umidade do ar na faixa oeste do Estado
Nesta quinta-feira (26), a umidade relativa do ar pode chegar a 30% na faixa oeste do Estado. Isto é o que prevê o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag). O número é considerado preocupante por especialistas, já que o nível de umidade considerado ideal é de 60%.
Já na faixa litorânea do Estado, a situação não é tão preocupante. “Devido a ventos úmidos de superfície vindos do oceano, a média de umidade relativa do ar na Grande Vitória gira em torno de 70%, valor considerado normal. Entretanto, em alguns momentos pontuais do dia, principalmente à tarde, a umidade pode chegar a aproximadamente 40%”, afirma e meteorologista do Incaper, Aline Oliver.
Segundo a meteorologista, a umidade está baixa na faixa oeste porque os ventos oceânicos não chegam até a região. Aline afirma ainda que a queda de umidade do ar é comum no inverno, período mais seco do ano.
Vale lembrar que em períodos de baixa umidade aumenta o risco de incêndios e de problemas respiratórios. Também é aconslhável evitar a prática de exercícios físicos intensos ao sol.
Previsão do tempo
Até o fim da semana a previsão é de tempo firme e predomínio de sol e céu claro em todo o Estado. As temperaturas devem variar entre 8°C e 26°C na região Serrana e entre 12°C e 33°C nas demais regiões.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper