18/10/2010 22h21 - Atualizado em 21/01/2019 12h10

Incaper apresenta pesquisas durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia

As pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) estão dentre as atrações da programação da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, que tem início nesta terça-feira (19) e prossegue até domingo (24), no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória. A feira, que tem como objetivo difundir a ciência e o conhecimento para a sociedade, faz parte das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade.

De acordo o pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, as novas variedades de alimentos a serem apresentadas pelo Incaper durante a semana – o Milho 'Capixaba'; Morango Diamante e Aromas; Banana Japira e Vitória; o Abacaxi Vitória; e o Conilon Vitória – são tecnologias que contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura.

“Essas tecnologias atendem principalmente ao agricultor familiar e contribuem de forma significativa para a redução de uso de agrotóxicos, já que a principal característica das mesmas é a resistência a pragas e doenças. Dessa forma, os alimentos podem ser cultivados de maneira mais saudável, há maior rendimento na produção e menor custo para os produtores, levando à geração de renda e fixação do homem no campo”, afirma Aires.

Milho Capixaba: Desenvolvido principalmente para os pequenos produtores de base familiar, o milho "Capixaba Incaper 203" é uma variedade cujas sementes podem ser utilizadas, no mínimo, em até três plantios sucessivos. As principais características encontradas nesse tipo de milho são: boa produtividade, adaptação a condições desfavoráveis, além da tolerância a pragas e doenças.

Morango (Diamante e Aromas): As variedades apresentam alto valor comercial, já que produzem frutos mais firmes do que as comuns, o que facilita o transporte e evita a perda do produto. Além disso, elas geram frutos um pouco maiores do que o convencional e com melhor padrão. A 'Diamante’ e a 'Aromas’ mostraram, ainda, uma menor presença de mofo, doença que atinge grande parte dos frutos e provoca perda de produção.

Fotos: Assess. Com. Incaper

Banana (Japira e Vitória): Após 29 anos de pesquisas, o Incaper lançou duas novas cultivares de bananeira do tipo prata, batizadas “Japira e Vitória”, resistentes às principais doenças da cultura (sigatoka-negra, sigatoka-amarela e mal-do-panamá) que ameaçavam dizimar as lavouras em todo o mundo. Vigorosas, elas têm bom desenvolvimento, crescimento adequado e produzem frutos com excelente qualidade para o mercado. Por serem resistentes às doenças, não há necessidade do uso de defensivos. Portanto, são adaptadas ao modo de produção agroecológicas, o que condiz com a realidade da agricultura familiar.

Abacaxi Vitória: Foi lançado em 2006 na Fazenda Experimental do Incaper, em Sooretama. Obtido a partir da seleção e do cruzamento de híbridos desenvolvidos pela Embrapa, o ‘Vitória’ apresenta como característica mais notável a resistência à fusariose – doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans f. sp. Ananás – e que provoca perdas de até 40% na produção, ameaçando praticamente todo o território nacional.

Conilon Vitória: Lançado em 2004, é uma variedade clonal formada de 13 clones superiores, selecionados entre 530 matrizes no programa de melhoramento. Dente as características da variedade, estão alta produtividade (70 sacas/ha sem irrigação, alcançando até 123 sacas em condições naturais e mais de 150 sacas com irrigação), 21% superior às demais; bom tamanho dos frutos; tolerância à seca; alto vigor vegetativo; e alta resposta à aplicação de tecnologias (poda, irrigação, nutrição).


Agências

Grande parte dessas tecnologias teve o apoio das agências de financiamento da Ciência e Tecnologia, com destaque para Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante sua programação, o evento estará aberto a todas as pessoas e instituições do Espírito Santo que produzem ou se interessam pela ciência, tecnologia, inovação e conhecimento. Alunos, professores, pais, escolas, universidades e empresas estão convidadas a conhecer as atividades e atrações da semana, e também a difundir a importância da ciência na vida cotidiana.

As atrações propostas são muitas e variadas, distribuídas nos 138 estandes planejados e nas muitas ações interativas e culturais.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Mais informações podem ser obtidas no site www.semanaestadualct.es.gov.br

 




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard