20/10/2010 13h05 - Atualizado em 21/01/2019 12h05

Incaper capacita agricultores familiares sobre políticas públicas voltadas ao setor

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), capacita nesta quarta-feira (20) aproximadamente 120 agricultores familiares de Barra de São Francisco, Ecoporanga e Água Doce do Norte, sobre as políticas públicas voltadas ao setor.

O encontro será das 8h30 às 15h30, no Sindicato Rural, localizado no bairro Irmão Fernandes, em Barra de São Francisco. O objetivo é proporcionar um melhor entendimento sobre os benefícios oferecidos aos produtores.

“Alguns agricultores não conhecem os programas que os beneficiam, e outros ao menos sabem os direitos que têm. Através desse encontro, vamos orientá-los quanto a isso, deixando-os atualizados sobre as leis que já existem e os novos procedimentos a serviço do homem no campo”, afirmou o engenheiro agrônomo de Barra de São Francisco, Edson Pacheco.

O evento também conta com a realização das prefeituras municipais e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Este é o sexto Encontro da Agricultura Familiar realizado no Estado. A previsão é que sejam realizados, ao todo, 20 eventos similares, que irão atingir todas as regiões e aproximadamente cinco mil produtores capixabas

Dentre os temas a serem abordados durante os treinamentos, estão: Benefícios do Seguro e Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (Seaf e PGPAF); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sua ligação com Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e as normas do Crédito Rural.

Hoje, o Incaper assiste 50 mil agricultores familiares em todo o Estado, e, por meio desses encontros, pretende atingir pelo menos 10% destes trabalhadores com a finalidade de informá-los sobre os benefícios que cada um pode ter dentro da atividade.

Programação:

Quarta-feira – 20/10

08:30h – Recepção dos participantes
09:30h – Abertura com a presença de autoridades
10:00h – Palestra – Crédito Fundiário – Remilson Nunes Ferreira (Consultor do Programa Nacional de Crédito Fundiário - MDA)
11:00h – Palestra – Seguro da Agricultora Familiar (Seaf) – Marco Antônio Koehler Nascimento (Banco do Brasil)
12:00 – Almoço
13:30 – Palestra – Políticas Públicas voltadas à comercialização dos produtos da agricultura familiar – Pierangeli C. M. Aoki (Coordenadora da Área de Comercialização de Produtos da Agricultora Familiar no Incaper e Articuladora Estadual da Rede de Comercialização da Agricultura Familiar do M.D.A.
14:30h – Palestrra - Crédito Rural e Pronaf - José Braz Venturim (Coordenador de Agricultura Familiar e Crédito Rural no Incaper)
15:00h – Encerramento com sorteio de brindes

Próximos encontros de outubro:

- Quinta-feira (21/10) – Teatro Municipal Virgínia Santos, em Alegre
- Terça-feira (26/10) – Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), no Centro de Vila Velha.
- Quarta-feira (27/10) – Plenário da Câmara de Vereadores de Anchieta.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão