07/10/2010 22h04 - Atualizado em 21/01/2019 12h36

Incaper capacita os agricultores familiares capixabas sobre políticas públicas voltadas ao setor

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), irá realizar uma série de capacitações para os agricultores familiares do Espírito Santo em vários municípios do Estado. O objetivo é atingir cerca de cinco mil produtores capixabas neste mês e proporcionar um melhor entendimento sobre as políticas públicas que podem beneficia-los.

O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira (08), no Salão Paroquial  João Paulo II, em Mimoso do Sul, e conta com a parceria da prefeitura local e dos municípios de Muqui, Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ao todo, serão 20 encontros com os agricultores familiares, abordando os seguintes temas: Benefícios do Seguro e Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (Seaf e PGPAF); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sua ligação com Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); e as normas do Crédito Rural.

Hoje, o Incaper assiste 50 mil agricultores familiares em todo o Estado, e, através desses encontros, pretende atingir pelo menos 10% destes trabalhadores com a finalidade de informá-los sobre os benefícios que cada um pode ter dentro da atividade.

“Vamos reforçar o conhecimento sobre políticas públicas que os beneficiam, deixando-os atualizados sobre todos os novos procedimentos”, afirmou o engenheiro agrônomo e coordenador de Agricultura Familiar e Crédito Rural no Incaper, José Braz Venturim.

Segundo Braz, que será um dos palestrantes do evento, o encontro é uma forma de propiciar a atualização, para que os participantes tenham mais conhecimento sobre as leis que os regem. “Vou falar sobre as regras de enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sobre o conselho de Agricultora Familiar e sobre o Plano Safra, que incluem encargos financeiros e linhas de financiamento. Tudo para garantir aos produtores um melhor entendimento sobre as políticas públicas”, concluiu o engenheiro agrônomo.

Sexta-feira – 08/10

08:30h – Recepção dos participantes
09:30h – Abertura com a presença de autoridades
10:00h – Palestra – Crédito Fundiário – Cristiane Meneguelli de Oliveira (Coordenadora  da U.T.E-ES)
11:00h – Palestra – Seguro da Agricultora Familiar (Seaf) – Banco do Brasil
12:00h – Almoço
14:30h – Palestra – Crédito Rural e Pronaf – José Braz Venturim (Coordenador de Agricultura Familiar e Crédito Rural no Incaper)
15:30h – Encerramento com sorteio e brindes

Próximos encontros já confirmados em Outubro:

Quarta-feira (13/10)  – Centro de Agronegócios de Marechal Floriano (Posto do Café)
Quinta-feira (14/10) – Ginásio de Esportes Geraldo Corrêa Lemos, em Presidente Kennedy
Sexta-feira (15/10) – Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Pacotuba
Segunda-feira (18/10) - Conselho de Referência de Assistência Social (CRAS), em Iconha
Quinta-feira (21/10) – Teatro Municipal Virgínia Santos, em Alegre
Terça-feira (26/10) – Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), no Centro de Vila Velha.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão