22/09/2010 17h26 - Atualizado em 21/01/2019 16h18

Incaper lança Catálogo de Natal do Projeto D'Elas durante Salão de Imóvel no Pavilhão de Carapina

O artesanato sustentável desenvolvido por grupos de agricultoras familiares, quilombolas, pescadores e assentados do Espírito Santo irá compor um Catálogo de Natal com diversas peças ligadas ao tema, como anjos e guirlandas, que servirão para ornamentação de espaços nesta época do ano. A ação faz parte do Projeto D'Elas, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e será lançada durante o Salão do Imóvel, que começa nesta quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26), no Pavilhão de Carapina, em Serra.

Os produtos sociais, confeccionados pelas 700 mulheres que representam 41 grupos produtivos, localizados em 21 municípios do Espírito Santo, estarão expostos durante os cinco dias de evento, das 12 às 22 horas, exceto no sábado (25) e domingo (26), em que a exposição será das 9 às 21 horas. Na oportunidade, os produtos poderão ser encomendados por quem se interessar pelas peças.

O Projeto D'Elas tem o objetivo de permitir o crescimento pessoal e profissional das mulheres da agricultura familiar e pesca, e contribuir para a promoção de mais um fonte de renda para estes grupos. O evento visa a valorização e a comercialização dos produtos sociais capixabas para o mercado corporativo.

De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador do Incaper, José Sérgio Salgado, os produtos desenvolvidos, unindo design e funcionalidade, são empregados no mercado corporativo para fins ornamentais e como brindes promocionais. As peças utilizam matéria prima local, como fibras, sementes vegetais, material reciclável e resíduos agrícolas e pesqueiros, que foram adaptadas para atender ao mercado por meio de oficinas organizadas pelo Incaper e coordenadas pela renomada artista plástica Eli Tosta, da empresa paulista Ateliê Brasil.

Para a coordenadora do projeto 'Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social' e de comercialização da agricultura familiar do Incaper, Pierângeli Aoki, o Catálogo de Natal do Projeto D'Elas será lançado com o intuito de divulgar no mercado corporativo nacional e multinacional e às instituições públicas e privadas, a criação de uma nova perspectiva social, na qual uma estratégia comercial ética se transforma em um veículo efetivo para se alcançar impactos sociais de grande escala. “A ornamentação de Natal das grandes empresas pode ser feita a partir de artefatos sustentáveis, que também promovam o desenvolvimento social e econômico de grupos produtivos capixabas”, afirma.

Parceria

As produtoras que estão participando da atividade fazem parte do projeto 'Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social', desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Incaper, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) – Programa Fome Zero, e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O Projeto ganhou fôlego a partir da parceria entre Incaper e a empresa social Atelier Brasil.

A empresa trabalha como uma ponte entre comunidades desfavorecidas socialmente e grandes clientes corporativos, no sentido da comercialização dos produtos desenvolvidos pelos grupos vulneráveis na forma de kits empresariais personalizados, brindes promocionais e embalagens.

De acordo com Pierângeli Aoki, a parceria entre o Incaper e a empresa social Atelier Brasil representa um grande passo à frente na geração de renda e inclusão produtiva de mulheres do setor agrícola e pesqueiro capixaba, por meio da oportunidade de comercialização a nível nacional dos artefatos por elas produzidos.

“Esta parceria consolida uma das iniciativas do Projeto de se alcançar novos mercados em nível nacional e internacional para os produtos das agricultoras familiares capixabas, por meio de parcerias com marcas consagradas. A Atelier Brasil foi a primeira grande conquista do Projeto. Esperamos firmar ainda outras parcerias, galgando cada vez mais mercados para promover a geração de renda e inclusão social das mulheres do Projeto”, afirma Pierângeli.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard