10/11/2010 19h30 - Atualizado em 18/01/2019 15h26

Incaper orienta produtores de Marechal Floriano sobre cultivo de lichia

O Instituto Capixaba de Pesquisa, assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), realiza, nesta quinta-feira (11), a partir das 8 horas, uma capacitação sobre o manejo adequado da lichia, fruta exótica que tem ganhado força na região Serrana do Estado. A capacitação será na propriedade do Sr. Antônio Brozegine, na comunidade Costa Pereira, em Marechal Floriano, com a participação de cerca de 45 agricultores familiares da região.

Os participantes serão instruídos de forma prática sobre os métodos adequados de poda, adubação e colheita na cultura. A safra da lichia acontece uma vez ao ano, entre novembro e janeiro. Já a poda deve ser feita assim que houver necessidade, de acordo com as técnicas de cultivo, para que o fruto cresça com qualidade.

De acordo com o extensionista do Incaper de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, atualmente, o Espírito Santo possui 150 hectares de lichia. Só em Marechal Floriano existem 3 mil pés da fruta. “Aos poucos estamos ganhando o mercado capixaba. A procura pelo cultivo na região é  resultado da aceitação que o produto vem adquirindo, sendo comercializado em supermercados, feiras livres e por ambulantes”, afirmou Onofre.

“O quilo da fruta é comercializado na região por até R$ 6,00, dependendo da qualidade do fruto. Fora de safra, esse valor pode chegar a R$ 10,00. Um pé rende aproximadamente 50 quilos e um hectare comporta cerca de 200 pés. A principal fonte de renda no município hoje é o café arábica, e a lichia surgiu como uma alternativa de renda para os agricultores que já trabalham com outros produtos”, concluiu o extensionista.

Além disso, a Região Serrana capixaba, que apresenta inverno frio e seco, tem clima ideal para o cultivo da lichia.

Mais informações sobre a fruta podem ser adquirdas no escritório do Incaper de Marechal Floriano, no telefone: (27) 3288-1215.

Lichia

A lichia é considerada uma fruta exótica no Brasil e alcança altos preços nos principais mercados. É consumida principalmente in natura, mas também pode ser utilizada para a fabricação de sucos e derivados.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, sucosa e o sabor é semelhante ao da uva. Além disso, possui pouca gordura, poucas calorias e muita água.

Outro ponto positivo é a quantidade de vitamina C que ela possui. Cada 100 gramas de lichia tem 50 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração. 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard