09/09/2010 18h50 - Atualizado em 21/01/2019 16h58

Incaper participa da 21° Expocol

Tem início nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas, a 21ª edição da Expocol, que congrega a XXI Exposição Agropecuária de Colatina e a VII Feira de Agronegócios, na Área de Eventos localizada na Avenida Beira Rio, no Centro do Município. O evento, que tem como objetivo divulgar o potencial do setor agrícola da Região Noroeste do Espírito Santo, é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura de Colatina. As atividades prosseguem até o próximo domingo (12), e o público esperado é de mais de 10 mil pessoas.

A programação conta com concurso leiteiro, leilões, shows musicais, competição de marcha, baliza e tambor, e também exposição e comercialização de animais, veículos e equipamentos. Além disso, vários estandes abrem espaço para divulgação dos produtos da agroindústria da região, com a participação de produtores rurais dos municípios do Noroeste do Estado.

Na abertura oficial do evento, nesta quinta-feira (09), às 17 horas, estarão presentes o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; o secretário de Agricultura, Enio Bergoli; o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski; o secretário de Desenvolvimento Rural de Colatina, José Izidoro Rodrigues, entre outras autoridades. Na ocasião acontecerá também a entrega do 1º Prêmio Qualidade do Café Conilon de Colatina.

Para o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o objetivo do encontro é fazer com que os produtores cresçam cada vez mais no ramo do agronegócio, divulgando o potencial agrícola que possuem e adquirindo conhecimento sobre as mais modernas tecnologias de cultivo. Além disso, a Feira torna-se um importante espaço para interação entre os diferentes setores rurais, possibilitando novos negócios.

Segundo o extensionista do Incaper de Colatina, José Carlos Grobério, o Incaper também participará da feira, expondo seus diversos produtos na área de cafeicultura e fruticultura, como as novas variedades desenvolvidas pelo Instituto, mais modernas e resistentes às pragas e doenças.

“Estaremos fornecendo mudas de abacaxi, milho, café, entre outras, para os visitantes que passarem por nosso estande. Vamos explicar a importância de investir nestas áreas, para que o setor agrícola continue com sinais positivos nos próximos anos”, concluiu.

A exposição conta também com o apoio da Associação Capixaba de Criadores Nelore (ACCN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Campus Itapina) e da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES).

Programação:

Dia 09 (Quinta-feira):
• Abertura oficial: 17 horas
• Show regional: Marinho e Renato
• Show regional: Juarez

Dia 10 (Sexta-feira):
• Leilões e feira de animais bovinos, equinos e ovinos
• Julgamento de animais bovinos
• Show regional: Sandro e Claudenir
• Show regional: Carlinhos e Éder

Dia 11 (Sábado):
• Exposições (animais, veículos, equipamentos e máquinas)
• Provas equestres (baliza, tambor e concurso de marcha)
• Vaquejada
• Leilões e feira de animais bovinos, equinos e ovinos
• Julgamento de animais bovinos
• Show regional: Trio Show da Terra
• Show regional: Banda Cachamel
• Show regional: Sandro e Sionara

Dia 12 (Domingo):
• Exposições (animais, veículos, equipamentos e máquinas)
• Provas equestres (baliza, tambor e concurso de marcha)
• Vaquejada
• Show regional: banda Forrozão Cabaré
• Show regional: Gabriela Ávila e Banda.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão